201. Sistema Solar

Em nosso último texto abordamos a noção de Universo, além da teoria do Big Bang e das galáxias. Como observado, nosso sol se encontra na beirada da Via Láctea, sendo o  tema de central de hoje.

Sistema Solar

É formado pelo Sol e todos os corpos celestes que o orbitam. A estrela que nomeia o sistema representa 99,85% da massa total. Especula-se que foi formado a 4,5 bilhões de anos atrás, a mesma idade da Terra, que obviamente se formou junto.

 

Pelo ordem de proximidade do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Imagem: Internet.

.

Nosso blog já abordou o tamanho do nosso Sol em relação a outras estrelas, confiram no Texto 7.

Todo o calor que sentimos na Terra é proveniente da fusão de hidrogênio em hélio, os dois maiores componentes do Sol.

Na imagem a ordem dos planetas que orbitam o Sol por TAMANHO: Mercúrio, Marte, Vênus, Terra, Netuno, Urano, Saturno e Júpiter. Fonte: Internet.

.

Oito planetas orbitam a estrela central, pela ordem de proximidade: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte (todos rochosos), Júpiter, Saturno, Urano e Netuno (gasosos). Eles giram ao redor do Sol, em órbitas elípticas, cada um com suas velocidades, distâncias e massas diferentes.

——————————————————————

Abaixo, um breve relato sobre cada um. Em cada item trouxemos uma imagem do planeta:

Mercúrio: 

É o planeta mais próximo do Sol, assim como o menor entre os 8. É constituído basicamente de ferro e está a uma distância média de 57,9 milhões de Km da estrela que denomina o sistema, algo próximo a um terço da nossa distância.

Sua temperatura varia entre 180ºC a 400ºC. Os gregos o chamavam de Hermes, já a versão romana é Mercúrio. Esse era o deus mensageiro com asas nos pés, já que em nossa visão, o planeta cruza os céus com grande rapidez.

Umas das maiores curiosidades é que seu  movimento de rotação equivale a 175 dias terrestres, muito lento, já a sua translação só dura 88 dos nossos dias. Ou seja, o dia em Mercúrio é mais longo que o ano.

Vênus:

É o planeta mais brilhantes em nosso céu. Pelo brilho intenso, recebeu o nome de Afrodite, deusa do amor, equivalente a Vênus romana.

É o planeta mais próximo da Terra, entretanto, uma missão tripulada se torna impraticável, pelo fato de ser o segundo mais próximo do Sol. Por ter uma massa aproximada a nossa, possui gravidade suficiente para manter os gases que formam a atmosfera. Por isso é mais quente que Mercúrio, com temperaturas que chegam a 482 ºC. Isso é consequência do efeito estufa.

Terra:

É o terceiro planeta mais próximo do Sol e o único com vida em nosso sistema, pelo menos até o presente momento. É rochoso e possui uma atmosfera gasosa com temperatura média de 15°C.

Nosso blog, no texto 5, mostrou inúmeros itens imprescindíveis para a existência de vida por aqui. Assim, podemos compreender o quanto é complexo para um planeta manter organismos vivos.

Nosso movimento de rotação dura cerca de 24 horas, dando origem ao que chamamos de dia. Já a translação tem a duração de aproximadamente 365 dias e 6 horas. Isso gera, a cada 4 anos, a necessidade da existência do ano bissexto, tema abordado em nosso blog no texto 3.

O nome Terra vem do latim, e significa o óbvio mesmo, chão, nosso piso. Não se faz necessário escrever muito sobre nosso planeta, já que em inúmeros textos de nosso blog aspectos de seu cotidiano já foram e serão abordados.

Marte:

Quarto planeta em relação ao Sol e, provavelmente, o primeiro a ser visitado pelos humanos em um futuro próximo. Pela cor avermelhada, representa o deus grego da guerra Ares, Marte para os romanos.

Vários robôs foram enviados para explorar o planeta, entre eles, o Opportunity está operacional até hoje. Conheça outros equipamentos que pousaram em Marte ou na Lua no site People.

O dia (rotação) em Marte é bem parecido com o nosso, 24 horas e 37 minutos, enquanto o ano (translação)  é bem maior, 687 dias.

Marte possui dois satélites conhecidos, Fobos e Deimos, respectivamente “medo” e “pânico”. Na mitologia grega os dois eram filhos de Ares e Afrodite (Vênus).

——————————————————————

A PARTIR DE AGORA SÃO OS GIGANTES GASOSOS

——————————————————————

Júpiter:

Se o Sol é o pai de todo o nosso sistema, Júpiter (deus romano) é o irmão mais velho. Representa Zeus na mitologia grega.  É basicamente formado por hidrogênio e possui um volume correspondente a 1.321 vezes o da Terra.

Possui o movimento de rotação mais rápido entre todos os planetas do Sistema Solar, cerca de 10 horas, e uma translação correspondente a 12 anos terrestres. Na mitologia grega é Zeus, o deus mais poderoso, sendo conhecido como Júpiter pelos romanos.

Até o presente momento, já descobrimos 69 luas orbitando o planeta. A maior lua de Júpiter e também do Sistema Solar é Ganimedes. Entre todas, o satélite mais promissor em termos de encontrarmos organismos vivos é Europa, um planeta com muita água, porém congelada.

Ninguém sabe ao certo a composição do gigante gasoso, mas especula-se que ele possa ter um núcleo sólido. A massa deste planeta representa 70 % de tudo que orbita o Sol.

Saturno:

Possivelmente é o mais famoso entre todos os planetas, com exceção da Terra. É o segundo maior e faz sucesso entre as crianças pelos anéis que o orbitam.

Sexto planeta em distância do Sol, possui 62 luas conhecidas. Por estar tão longe da fonte de aquecimento do sistema, tem temperaturas médias que giram em torno de 140ºC negativos. Seu diâmetro é de 120.536 km. Seu dia (rotação) tem duração de 10 horas e 39 minutos, enquanto sua ano (translação) dura  29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres.

Seus famosos anéis são formados basicamente por rochas e gelo, mas a origem de tudo isso ainda é desconhecida. Especula-se que podem ter sido luas no passado, atingidas por meteoros e destruídas completamente. É formado basicamente por hidrogênio.

Urano:

É o sétimo planeta em relação ao Sol, terceiro maior em tamanho. Possuiu uma coloração bem característica, um azul esverdeado. Só foi descoberto em 1781, recebendo o nome do deus greco-romano que representa o céu.

Possui 27 satélites, um diâmetro de 51.724 km e um dia (rotação) que dura 17 horas 14 segundos. Seu ano equivale a 84 anos terrestres. As temperaturas chegam a 210 ºC negativos.

Netuno:

É o oitavo planeta mais distante do Sol e o quarto em tamanho. Observado pela primeira vez em 1846. Por sua coloração azul, bem intensa,  recebeu o nome de Poseidon, o deus dos mares na mitologia grega. Os romanos o chamavam de Netuno. 

Possivelmente possui um núcleo sólido, obviamente gelado pela enorme distância do Sol. Seu ano tem a duração de 165 anos terrestres. Também possui anéis, um conjunto  de 6, mas não são visíveis aqui da Terra. É orbitado por 13 luas.

——————————————————————

Em 2006, o nono e mais distante planeta até então, Plutão, foi reclassificado para planeta anão. Foi descoberto pelo astrônomo Percival Lowell em 1930. Pelo diminuto tamanho e distância incrível em relação ao Sol recebeu o nome do deus romano dos mortos.

Nosso blog já abordou a proporção entre a Terra e seus vizinhos, confiram no texto 6.

Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 22.05.2018