261. Por Que Vários Países Possuem “Istão”no Nome?

Fala meu povo!

Uma dúvida sempre me intrigou desde a infância, qual o significado do sufixo “istão” ao final do nome de tantos países?

A Ásia Central é uma festa do “istão”. Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Afeganistão. Próximo, ainda temos o Paquistão, país localizado na Ásia Meridional. Imagem: Internet.

.

Fácil responder, a maioria das línguas faladas na Ásia Central, como o persa e o quirquiz, usam o sufixo “istão” com o significado de “lugar de habitação” de um povo ou etnia. Ou seja, moradia. Dessa forma, Tadjiquistão é o local de moradia dos tadjiques, Cazaquistão dos cazaques, Afeganistão dos afegãos e assim por diante.

O sufixo deriva da palavra “sthã” e significa “parar”, no sentido de fixar em algum lugar. Segundo consta, a partir dela vieram os verbos “stare” do latim e “stand” em inglês. Até mesmo o “estar” em português pode ser uma derivação desta palavra original.

A única exceção a regra é o Paquistão, país localizado no Subcontinente Indiano, também conhecido como Ásia Meridional. O nome foi criado em 1933, por Chaudhary Rahmat Ali, um dos idealizadores da nova nação que estava para surgir. Obviamente, primeiro a região se tornou independente do Reino Unido, em seguida os muçulmanos se separaram da Índia, país de maioria hindu.

O Paquistão foge um pouco a regra. Porém, ainda assim, podemos dizer que é a terra dos puros. Não exatamente de uma etnia. Imagem: Internet.

.

O nome é fruto de um acrônimo (PAK) formado pelas inicias das regiões Pandjab, Afgha (Afeganistão) e Kashmir (Caxemira). A ideia original era que o país abrangesse todos esses povos e terras. Ficou bacana, já que em persa “pak” significa puro. Então, o país dos puros. Atualmente, existe uma enorme disputa com a Índia pela Caxemira e o Afeganistão é um país separado, mas muito influenciado pelo Paquistão. A milícia Talibã trafega o tempo todo entre as duas fronteiras.

A Caxemira é uma região disputada pelo Paquistão e Índia. Já abordamos esse tema em nosso texto 100, confiram. Imagem: Internet.

.

Já me perguntaram sobre o Irã, país também presente na região. Mas nesse caso, o nome vem de outro raciocínio. A palavra foi encontrada em uma inscrição do primeiro rei sassânida da Pérsia. Está escrito “Ardashir, sahan sah eran” (Ardashir rei dos iranianos). Possivelmente uma alusão aos arianos, povo mítico que teria se formado no local e mais a frente migrado para a Europa.

Nessa linha de raciocínio, moro no Mineiristão, terra dos mineiros. E você?

Siga o Professor Clebinho nas redes sociais, clique nos links: Facebook      Instagram      Linkedin      Youtube

Preparação para o Enem: Ligue (31) 99951-3797 e marque sua aula na Sala Lannes Belo Horizonte.

Publicado em 12.03.2020