265. Por Que os Planetas Possuem Esses Nomes?

Fala meu povo! 

O estudo da astronomia é fantástico, ficando a cargo da Geografia no Ensino Médio. Outras matérias como Física e Matemática também estão presentes nesse tema, quando o estudo está relacionado a massas, velocidades e distâncias. Hoje, vamos discutir algo básico, mas extremamente curioso e importante, a origem dos nomes dos planetas.

Os Sumérios formavam um povo que habitava o sul da Mesopotâmia há 5 mil anos, onde hoje é o Kuwait. Eles foram os primeiros a batizarem os planetas, ao perceberem que 5 “estrelas” se moviam bastante no céu, dando a elas nomes de deuses da época.

Estrelas são corpos celestes que produzem luzes próprias, devido a reações em seus núcleos, já os planetas são iluminados por elas. Na Antiguidade, não teria como distinguir se o corpo celeste brilhava por si só ou era iluminado. Dessa forma, os planetas do Sistema Solar eram vistos como estrelas especiais no céu.

Mais a frente, os romanos adaptaram a nomenclatura, relacionando os corpos celestes a suas divindades, que por sinal eram adaptações dos deuses gregos. Esses nomes atravessaram séculos e são usados até hoje por grande parte do mundo.

Nas imagens, os planetas estão na ordem de proximidade com o Sol:

1. Enki, que se movia mais rápido, virou o deus romano Mercúrio, que na mitologia grega é Hermes, o veloz mensageiro.

Pela velocidade com que se movia no céu, já que está muito próximo do Sol e sua translação precisa ser ligeira, nosso 1º planeta se tornou Mercúrio/Hermes. Imagem: Internet.

2. Inanna agora é Vênus, a “estrela” mais brilhante de todas, referente a deusa grega Afrodite.

Afrodite representa o erotismo, beleza e o amor. Ótima escolha. Imagem: Internet.

3. Evidentemente, a Terra é outra ideia, o nome vem do latim e significa solo mesmo. Mas, a mitologia romana conecta nosso planeta a deusa Gaia, ligada à fertilidade.

Gaia é a deusa da Terra nas mitologias greco/romana. É a personificação do mundo se formando. É a própria Terra divinizada. Imagem: Internet.

4. A vermelha Gugalanna é Marte, deus romano da guerra, famoso Ares na Grécia Antiga. Interessante é que o planeta tem duas luas, a primeira foi nomeada Fobos, deus do medo e de onde surgiu a palavra fobia. A segunda é Deimos, personificação do terror. Os dois eram filhos de Ares e o acompanhavam nas batalhas.

A cor vermelha sangue, deu ao planeta o nome do Deus mais violento, Marte. Imagem: Internet.

5. Enlil, o maior de todos os planetas do Sistema Solar, em Roma se transformou em  Júpiter, nome latino de Zeus, o deus mais poderoso.

O 5º planeta do Sistema Solar não poderia ter um nome melhor, senão o maior dos deuses, Zeus. Imagem: Internet.

6. Ninurta ganhou o nome de Saturno, pai de Júpiter e deus do tempo e agricultura, na Grécia é Cronos. Daí vem a origem da palavra cronologia.

Na cena, receoso de que algum filho o destronasse, como fez com seu pai ao nascer, Cronos devora sua cria. Zeus teria se salvado. Imagem: Internet.

Os outros 2 planetas só foram descobertos bem depois.

7. Urano foi avistado em 1.781, recebendo o nome do deus dos céu, pai de Cronos. Então, forma-se uma escada, Júpiter, Saturno e Urano. Nesse caso é o contrário, na mitologia romana ele é Caelus, sendo o único planeta com nome de um Deus grego.

Urano, na mitologia, é o deus do céu, marido de Gaia e pai de Saturno, avô de Júpiter. Imagem: Internet.

8. O último foi Netuno, descoberto em 1846. Também recebeu o nome por ser azulado, mas dessa vez o deus dos mares, o Poseidon grego, um dos 3 maiores do Olimpo.

A característica marcante de Poseidon é seu tridente. Imagem: Internet.

Opa, tem mais um. Plutão, descoberto em 1.930, o mais longínquo de todos, recebeu o nome de Hades, deus do submundo. Em 2006, perdeu o posto e agora é um planeta-anão.

Confira imagens de todos os planetas em nossa publicação 201. Espero que tenham gostado, abraço do Clebinho!

Siga o Professor Clebinho nas redes sociais, clique nos links: Facebook       Instagram      Linkedin      Youtube

Publicado em 02.06.2020