267. Se Existe Nova York, Onde Está a Velha?

Fala meu povo!

Em relação a maior cidade dos EUA, desde criança eu já fazia esta pergunta. Então vamos lá, na verdade a cidade se chamava Nova Amsterdã, obviamente em homenagem a capital da Holanda. Os holandeses chegaram a região em 1609, a partir daí descobriram o valioso comércio de pele de castores, estabelecendo laços com o local.

Mapa de New Amsterdam, em 1664. Imagem: Internet.

Os ingleses chegaram depois, em 1664, tomando a região e mudando o nome para New York (Nova Iorque), já que as terras foram dadas ao irmão do rei, Jaime Stuart, duque de York.

Por sua vez, York é uma cidade inglesa, localizada em Yorkshire (shire é condado). A mesma linha de raciocínio se aplica a New Jersey, homenagem a Ilha inglesa de Jersey, localizada no Canal da Mancha.

York está localizada no Norte da Inglaterra, próximo a Escócia. Imagem: Internet.

Outro estado norte-americano é New Hampshire, nome que também faz referência a um condado inglês. Já o quente estado de New Mexico nem precisa explicar, está logo ali na fronteira. A cidade de New Orleans é uma homenagem a cidade francesa de Orleans. Lembrando que toda a Louisiana, onde está localizada, pertencia a França.

A área verde mostra o tamanho do território da Lousiana, quando foi vendido pela França aos EUA. Bem maior que o atual estado que carrega o nome. Imagem: Internet.

No Brasil, também temos alguns exemplos, como Novo Hamburgo, cidade do RS, nomeada por causa da imigração europeia, fazendo referência a cidade alemã de Hamburgo. Nova Friburgo no Rio é homenagem a cidade suíça de mesmo nome.

Algo que eu não sabia e descobri pesquisando o assunto. A cidade de Novo Horizonte tem esse nome em homenagem a minha querida Belo Horizonte. As duas surgiram quase juntas, a de SP ainda um distrito. Naquela época, final do século XIX, um dos novos donos de terras da região achou o local parecido com a nova capital de Minas Gerais, propôs o nome e foi aceito.

Existe um país que se encaixa no assunto do texto, a Nova Zelândia. O nome é uma homenagem a província mais ao Sul no litoral dos Países Baixos, na divisa com a Bélgica, como observado na imagem abaixo.

A Zelândia é a província mais ao Sul do litoral dos Países Baixos. Imagem: Internet.

Na verdade, “zeeland” deriva de “sealand” em inglês, ou seja, “terra do mar” em português. Se observar no mapa verá que realmente o local possui um litoral muito recortado, com enorme ligação com as águas.

Ao lado da províncias chamadas Holanda (Sul e Norte), era origem de grandes expedições marítimas pelo mundo. Por volta de 1640, esses desbravadores chegaram a duas regiões na Oceania. Deram a  elas os nomes de Nova Holanda e Nova Zelândia, em homenagem aos famosos locais europeus.

Mapa do século XVIII com a Austrália ainda se chamando Nova Holanda. Imagem: Internet.

A partir de 1770, o navegador britânico James Cook chegou a região, reivindicando a posse para o Reino Unido, mudando o nome de uma grande parte da Nova Holanda para Nova Gales do Sul.  Obviamente, homenagem ao País de Gales. Posteriormente, todo o país veio a se chamar Austrália (referente a Austral), enquanto Nova Zelândia perdurou até os dias atuais.

A Nova Zelândia permanece com seu nome até hoje, referência a uma província dos Países Baixos. Imagem: Internet.

Siga o Professor Clebinho nas redes sociais, clique nos links: Facebook       Instagram      Linkedin      Youtube

Publicado em 28.08.2020