81. Ícones Mundiais – A Liberdade e Eiffel

Os próximos textos de nosso blog abordarão 6 monumentos que figuram entre os mais importantes e visitados do mundo. Fazem parte da história de suas cidades e se tornaram símbolos de seus países, pontos turísticos e ícones da cultura pop.

Estátua da Liberdade

Poucas pessoas sabem, mas o nome oficial da estátua é “Liberdade Iluminando o Mundo”. O monumento foi um presente possível através de doações do povo francês, como forma de comemorar os 100 anos da declaração da Independência norte-americana, ocorrida em 1776. O nome faz referência a este acontecimento, a liberdade conquistada frente aos ingleses.

la2

Estátua da Liberdade. Imagem: Internet.

 

Foi um enorme gesto de amizade, lembrando que a França teve participação direta na independência dos EUA e no século XIX, data da fabricação do monumento, ainda era grande rival dos britânicos.

Foi projetada e construída pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi. Por dentro, a estátua possui um suporte metálico desenvolvido pelo engenheiro Gustave Eiffel, o mesmo da famosa torre em Paris.

A parte externa do monumento possui 28 toneladas de cobre. A princípio a estátua era dourada, mas com o tempo, algo entorno de 10 anos, foi ocorrendo a patinação¹ e a cor foi ficando azul-esverdeada. Foi inaugurada em 28 de outubro de 1886, na Ilha da Liberdade, na entrada do Porto de Nova Iorque.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Atualmente a Estátua possui uma coloração azul-esverdeada. Imagem: internet.

.

A base da estátua possui 46 metros a partir do solo, exatamente o tamanho da própria estátua, chegando ao total de 92,5 metros de altura. A construção do pedestal ficou por conta dos próprios norte-americanos, que também tiveram que fazer uma campanha popular por doações.

Sendo maçom, Bartholdi incorporou vários símbolos da maçonaria em sua obra como a tocha, o livro em sua mão esquerda, e a coroa de sete espigões em torno da cabeça. Saiba mais sobre a construção da Estátua no site da Revista Mundo Estranho.

Frederic Auguste Bartholdi, em 1880. A Cabeça da Estátua exibida em Paris em 1778. Imagem: US Library of Congress)

.

Após os Atentados de 11 de Setembro, ocorridos na cidade da estátua, a visitação a sua coroa, pela parte interna, foi proibida, por questões de segurança. Somente em 2009 as visitações voltaram a ocorrer.

51JSE1F1G9L._SY300_

Capa do Filme O dia depois de amanha. Imagem: Internet.

Porém, para se chegar a ilha, antes de embarcar nos ferry boats, as pessoas são submetidas a uma revista muito parecida com a  dos aeroportos. Todos as bagagens de mãos passam por raios X e as pessoas passam por detectores de metais.

Desde o fim do século XIX a estátua da Liberdade Já foi estampada em moedas e selos postais, logotipos de empresas, agências de turismo, cursos de idiomas, revistas e jornais. Já foi tema e figurante em inúmeros filmes e programas de TV.

É considerada Patrimônio Mundial da Unesco e recebe cerca de 4,2 milhões de visitantes por ano.

A França possui 3 réplicas de estátua em tamanho reduzido, que foram usadas como modelos para a principal. Em Outras cidades e países também existem reproduções este ícone como Las Vegas, Maceió, Rio de Janeiro,  Japão, Inglaterra entre outros.

Para saber mais sobre como visitar a Estátua da Liberdade, confira o site Visite Nova York.

turi-estatualib-parf

Réplica da Estátua da Liberdade em Paris, França. Imagem: Internet.

.

Torre Eiffel

Esta é o maior ícone da França e um dos maiores do mundo. A Torre Eiffel foi fabricada com ferro, no final do século XIX, mesma época da montagem da Estátua da Liberdade. Até os dias de hoje é o edifício mais alto de Paris.

Foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, que deu nome ao monumento. O Objetivo inicial era ser o arco de entrada da Exposição Universal de 1889. A feira iria comemorar o centenário da Revolução Francesa.

Torre Eiffel. Imagem: Internet.

.

O tamanho é colossal, são 324 metros de altura, mais de 3 vezes a altura da  Estátua da Liberdade, contando com o seu pedestal. Foi a mais alta estrutura do mundo até 1930, quando os arranha-céus de Nova Iorque tomaram os primeiros lugares.

A construção foi relativamente rápida, o contrato foi firmado em janeiro de 1887 e ela foi inaugurada cerca de dois anos depois. O governo cedeu a Eiffel 1,5 milhão de francos, menos de um quarto do necessário para a construção. Porém, foi dado ao engenheiro e sua empresa a exploração das receitas provenientes das visitações pelos 20 anos seguintes.

eiffel

Evolução da construção da Torre. Imagem: Internet

.

A torre tem três níveis para os visitantes. No  primeiro andar já se pode ver  a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o segundo nível tem um restaurante. O terceiro andar só é acessado por elevador.

http://ptphoto980x880.mnstatic.com/torre-eiffel_488308.jpg

Os 3 decks de observação da torre. Imagem: internet.

.

A Torre foi inaugurada em março de 1889. Quando os 20 anos de exploração de Eiffel acabaram, por pouco a torre não foi demolida. Por servir como antena emissora das ondas de rádio, foi salva, pois os custos de manter de pé um gigante como este nunca foram baratos.

Mal sabiam os franceses como esta obra seria importante. Em 2011, teve 7,1 milhões de visitantes e a empresa que gere o monumento registrou um volume de negócios de mais de 73 milhões de euros.

French engineer Alexandre Gustave Eiffel (1832 - 1923), designer of many notable bridges and viaducts and most famously, the Eiffel Tower in Paris. (Photo by Spencer Arnold/Getty Images)

Imagem Internet.

Na foto ao lado, o engenheiro francês Alexandre Gustave Eiffel, responsável direto pelos projetos dos dois ícones mostrados hoje. Construídos a mais de 120 anos e de pé atualmente, cada dia mais famosos e recebendo mais visitantes.

Atualmente também existem réplicas da Torre Eiffel em várias cidades como Las Vegas. Em uma cidade chinesa copiaram o monumento francês, como citado em nosso blog.

Confiram o passo a passo para se comprar um ingresso para visitação a torre no site Conexão Paris.

Próximo texto

Os dois monumentos apresentados hoje estão, sem dúvida, entre os maiores ícones da Terra. Em nosso próximo posts, iremos abordar outras duas construções do mesmo quilate dos apresentados neste texto. Uma foi eleita uma das maravilhas do mundo moderno, a outra, do mundo antigo. Tentem adivinhar quais serão. Imperdível!

Espero ter aumentado seu conhecimento.  Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 28.10.2015

1 – Patina : é um composto químico que se forma na superfície de um metal. Ela se forma naturalmente, pela exposição aos elementos e ao clima, ou artificialmente, com a adição de produtos químicos por artistas ou metalúrgicos. O metal então se colore em tons de azul e verde.