3. Ano Bissexto:Aniversário de 4 em 4 anos ?

Em sala de aula, um dos assuntos que mais chamam a atenção é o ano Bissexto. Todos sabem o que é, fácil, a cada ciclo de 4 anos, temos um ano com 366 dias, um a mais que o normal. Esse dia, é o 29 de fevereiro. Porém, quando peço para explicarem por que isso ocorre, apesar de simples, poucos conseguem de forma clara e simples.

Movimento da Terra - Translação

Movimento da Terra – Translação
Fonte: Site Mundo Vestibular

A Origem

O calendário que usamos, é o Calendário Gregoriano, implementado pelo Papa Gregório XIII através da Bula Papal Inter Gravissimas.

A questão do Ano Bissexto está relacionada ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. Para percorrer esse circuito ao redor do Sol, A Terra leva algo em torno de 365 dias e 6 horas.
Os povos que comemoram o ano novo pelo Calendário Gregoriano, o fazem seis horas antes da Terra realmente completar o percurso.
Assim sendo, a cada 4 anos, no acumulado (6 horas x 4 = 24 horas), estaríamos comemorando o réveillon 1 dia antes. Para ajustar essa diferença (a diferença de minutos e segundos é uma outra longa história), no quarto ano é adicionado mais um dia ao calendário.
Se isso não fosse feito, o inicio das estações do ano e outros eventos relacionados com a rotação, translação e posicionamento do nosso planeta no Sistema Solar, iriam se modificar indefinidamente, perdendo a relação com nossos meses do calendário adotado.

Papa Gregório XII, responsável pelo atual calendário. Imagem: Wikipédia

.

Com a adoção do Ano Bissexto, sabemos que, por exemplo, o Verão começa por volta do dia 21 de dezembro, e assim sempre será, pois a Terra estará, no espaço, no lugar correto neste momento. A menos que a teoria de Arquimedes venha a ser colocada em prática ou um asteroide colida com a Terra tirando nosso planeta da órbita.

Detalhe Final

Agora que você aprendeu o que é o ano bissexto, existe uma informação adicional, que dificilmente é veiculada. O tempo exato de translação não são 6 horas, e sim, 5 horas e 48 minutos. Como a cada 4 anos adicionamos 24 horas (4 x 6 horas), na verdade, a correção ultrapassa o tempo ideal.

Em 1 século, o excesso atinge 0,78 dia, ou seja, aproximadamente 3/4 de dia. Ao final de cada 400 anos haveria, então, uma diferença de aproximadamente 3 dias.

Em 400 anos, temos 100 anos bissextos, quando deveríamos ter somente 97. A correção desta nova anomalia é a seguinte, anos múltiplos de 100 deixam de ser bissextos, com exceção de múltiplos de 400.

Fazendo isso, eliminamos 3 anos bissextos em um universo de 400 anos.

Os anos 2.100, 2.200 e 2.300 não serão bissextos, mesmo sendo múltiplos de 4, enquanto 2.400 será normalmente.

Confuso, mas nem tanto.

Aniversário de 4 em 4 anos ?

Quem nasce no dia 29 de fevereiro, faz aniversário de 4 em 4 anos?

Segundo reportagem do site Terra: “Antigamente, alguns sistemas não aceitavam registros com o dia 29 de fevereiro. Para não ter problema na confecção de documentos como a cédula de identidade, algumas crianças nascidas nessa data costumavam ser registradas em 28 de fevereiro ou em 1º de março.

No entanto, a diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Raquel Cunha, afirma que a medida não é mais necessária.

– “Nos anos atuais, não temos tido nenhum problema. Todos os computadores estão adaptados”.

Ela ainda ressalta que, no Brasil, não há nenhum tipo de legislação que preveja a prorrogação ou antecipação do registro de nascimento. “As pessoas podem ser registradas no dia 29 de fevereiro, não há nenhum empecilho”, assegura.

Curiosidades

Bissextos de 2000 a 2020

2000     2004       2008       2012      2016      2020

2012_Bissexto

Espero ter aumentado seu conhecimento. Curtam nossa página no Facebook e compartilhem nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 06.02.2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *