40. Religiões – Hinduísmo

Nosso último texto sobre religião aborda o Hinduísmo, 3º religião com mais adeptos no mundo. O interessante é que mesmo sendo uma religião presente quase que exclusivamente na Índia, possui um número avassalador de adeptos. A explicação é simples, a Índia, sozinha, possui 18% da população mundial, algo entorno de 1,2 bilhão de habitantes.

Países mais populosos do mundo com a Índia em 2º. Imagem: Geografando

.

3º – Hinduísmo – 900 milhões de adeptos

É uma das religiões mais antigas, a história da Índia se confunde com a do Hinduísmo. Não tem um fundador, já que compõe toda uma rica mistura de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas. Alguns aspectos da religião remontam a aproximadamente 1.500 a.C, na antiga cultura Védica.

oazoom

O OM é o símbolo universal do Hinduísmo, cantado se torna um mantra. Saiba mais em Holisticocromocaio

.

Os textos principais do Hinduísmo são: Veda (considerado o mais importante), Upanishadas, Mahabharata e o Ramayana. Essas escrituras contêm hinos, encantamentos, filosofias, rituais, poemas, e histórias nas quais os hindus baseiam suas crenças.

Os hindus devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; crer nas divindades; persistir no sistema de castas; ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.

No hinduísmo, as mulheres aplicam-se um ponto de cor vermelha bem no centro da testa – área em que está localizado o sexto chakra, ajna, responsável pela sabedoria. O objetivo é proteger a pessoa de demônios e espantar a má sorte, além de fortalecer a concentração e melhorar o fluxo de energia. Imagem: Hinduísmo

Castas

Na Índia persiste o sistema de castas, uma hierarquia social.  A divisão entre as castas é definida pela hereditariedade e cada setor da sociedade é preenchido por pessoas de grupos predeterminados. Profissões e posições de poder só podem ser exercidas por pessoas oriundas de castas mais altas,  ficando para as mais pobres os trabalhos de menor prestígio e remuneração. Segundo a religião Hindu, o nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do carma produzido em vidas passadas.

http://virusdaarte.net/wp-content/uploads/2013/03/castind.jpg

Sistema de castas indianas. Os Dálits, formam uma casta tão baixa que não devem sequer ser tocados. Imagem:Vírus da arte

.

Apesar de também acreditarem em reencarnação, o espiritismo é bem diferente do Hinduísmo, como pode ser observado em um texto no site Recanto das letras.

Animais

Parte dos Hindus (a religião representa 80% dos indianos) não comem carne e consideram alguns animais sagrados como macacos, crocodilos e cobras. Entre todos, o mais famoso é a vaca. Isso provavelmente se relaciona ao passado indiano onde a vaca fornecia grande parte do que eles necessitavam como leite, tração animal, fezes que fertilizam o solo, além de prover o nascimento de outros animais. A vaca se tornou um símbolo da vida, e não pode ser morta ou ferida, tendo passe livre para circular pelas ruas sem ser incomodada.

Cena fantástica, uma indiana amamentando um bezerro. Veja mais em Animais de Gaia.

.

Principais Deuses

A religião é politeísta, acredita em vários Deuses, os 3 principais são:

Brahma – Deus criador do Universo. É o primeiro deus da trindade do hinduísmo.

http://3.bp.blogspot.com/-wFyePCWA0G4/U_BGAeAPPkI/AAAAAAAABlA/vLXqP1bYdu4/s1600/images%2B(6).jpg

Deus Brahma. Imagem: internet.

Shiva – Deus destruidor, que destrói para criar algo novo. É o criador da Ioga. É também conhecido como o deus “transformador”.

lord-shiva-om-namah-shivaya

Shiva

Vishnu – Deus responsável pela manutenção do Universo.

Outros deuses importantes:

Ganesh – Deus que remove os obstáculos e traz as soluções.

http://static.indianexpress.com/pic/uploadedImages/bigImages/B_Id_417315_Ganesh.jpg

Devotos nas ruas de Mumbai, adorando a figura de Ganesh. Imagem: Internet.

Ganga – Deus do rio Ganges, o rio sagrado para os hindus. Tema abordado em um texto do nosso blog, acesse.

 Kama – Deus hindu do amor

Ainda tem Indra, Surya, Hanuman, Yama, Bhaga, Sarasvati, Laxmi, Sarasvati, entre outros.

Lista completa das religiões

Não tendo como abordar todas as religiões, pois outros assuntos estão chegando em nosso blog, resolvi escrever sobre as 3 maiores. Além delas, existem outras religiões compondo a lista das mais populares do planeta, como pode ser observado em um texto na Revista Super Interessante.   São, pela ordem,  Religião Tradicional Chinesa, Budismo, Sikhismo, Judaísmo e Espiritismo.

Observe no mapa abaixo a distribuição de cada uma das principais religiões do planeta Terra:

Principais religiões do planeta Terra. Mapa: internet.

.

Espero ter aumentado o conhecimento de todos os leitores. Curtam nossa página no Facebook e compartilhem nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 07.06.2015

One comment to “40. Religiões – Hinduísmo”

Comments are closed.