259. Temperatura e Sensação Térmica

Uma pergunta é recorrente entre a população que assiste um jornal em sua seção climática, o que é a tal Sensação Térmica?

Um exemplo, o apresentador fala que a temperatura máxima medida em um local foi de 35ºC, mas a sensação era de 45ºC. As pessoas acham bastante estranho essa desigualdade e não sabem em qual número realmente confiar.Preparei um texto explicando as diferenças:

Cada cidade tem seu instituto responsável pela medição da temperatura oficial. Seguindo regras internacionais, o medidor deve estar dentro de uma casinha branca, suspensa a mais de 1 metro de altura, com venezianas duplas. Dessa forma, não recebe sol diretamente e não é influenciada pelo solo, muitas vezes quente, o que poderia aumentar a medição. Também está protegida do vento, o que poderia diminuir o resultado.

Para evitar contaminações nas medições, as estações possuem pequenas casas brancas suspensas. A própria cor já ajuda a medição, não permitindo um aquecimento exagerado do local. Imagem: Internet.

.

Por isso os marcadores de rua dão resultados tão diferentes da medição oficial. Alguns, feitos de ferro, pintados de preto e no sol, denunciam temperaturas maiores que a previsão do dia.

Como não vivemos dentro de uma casinha branca suspensa, foi criado o termo sensação térmica. Ele consiste na análise de 3 fatores: temperatura (medição oficial), umidade do ar e ventos.

Por exemplo, quando sopramos algo para resfriar, é porque sabemos que a passagem do ar rouba calor dos elementos. Conosco ocorre isso também, o vento diminui a sensação térmica, fazendo o corpo sentir mais frio. Por isso ele também entra na equação.

Em um dia marcando 21°C, se o vento estiver forte, a sensação térmica pode ser de 10°C ou até menos. Algo mais próximo da realidade.

Clique para ampliar. Existe uma tabela que nos mostra a influência do vento nas temperaturas. Imagem: Internet.

.

Outra coisa, uma forma de equilibrar a temperatura do corpo é suando. Através da evaporação do suor dispersamos calor na atmosfera, resfriando nosso corpo. Porém, em dias muito úmidos, o ar já está muito saturado e nosso suor evapora menos, dificultando nossa troca de calor. Por isso, temos uma sensação de maior abafamento. Assim, a umidade do ar também faz parte do cálculo.

Clique para ampliar. A sensação térmica também tem sua tabela. Reparem como uma maior umidade aumenta a sensação de calor. Imagem: Internet.

.

Portanto, a sensação térmica é uma previsão que se encaixa melhor ao nosso dia a dia, ela é mais próxima do que realmente sentimos. De nada adianta o termômetro marcar 30ºC se estamos tendo uma sensação de 40ºC.

Para finalizar, um pouco de história. O termo foi criado após a derrocada alemã na frente soviética durante a 2º Guerra Mundial. O frio, somado a ventos cortantes, cobrou um alto preço dos nazistas. Dessa forma, os norte-americanos passaram a criar fórmulas para se entender melhor como sentimos as forças da natureza.

No Brasil não temos uma data certa de início, mas o termo vem sendo usado cada vez mais quando o assunto está relacionado ao tempo climático de um determinado dia.

Siga o Professor Clebinho nas redes sociais, clique nos links: Facebook      Instagram      Linkedin      Youtube

Preparação para o Enem: Ligue (31) 99951-3797 e marque sua aula na Sala Lannes Belo Horizonte.

Publicado em 22.01.2020