260. Os Indianos São Vegetarianos?

Quando falamos de um país as generalizações são comuns. Dizem que brasileiros amam futebol, que os norte-americanos gostam de guerra e os italianos de pizza. Obviamente, nem todos os cidadãos desses países pensam da mesma maneira, nunca podemos colocar uma nação inteira no mesmo saco.

Nesse sentido, um dos maiores estereótipos sobre os indianos é que eles são vegetarianos, ou seja, não comem carne. Sempre na vanguarda dos assuntos, corri atrás dessa informação para o meu público.

Segundo o próprio governo indiano, 37% da população é vegetariana. Porém, um novo estudo, publicado na revista “Economic & Political Weekly”, vem garantindo que o número é bem menor, girando por volta de 20%. O governo indiano e a classe alta do país, em geral, realmente são vegetarianos, parece que não comer carne é chique na Índia, mas não é a realidade do país todo.

A religião hindu representa cerca de 80% dos indianos, um total de 900 milhões de adeptos, a 3º maior do mundo. Consideram a vaca sagrada, por isso o consumo de carne bovina é percentualmente pequeno no país. Imagem: Internet.

 .
Com uma nação majoritariamente hindu, muitas pessoas mentem nas pesquisas, dizendo ser vegetariano sem ser. Segundo os números, 65% dos indianos comem carne, mas nesse caso frango e carneiro. Nosso Blog já abordou um Hinduísmo no texto 40, confiram.
 

Realmente, o consumo de carne de boi na Índia é percentualmente baixo. Sendo a vaca sagrada para os hindus, somente 15% da população come este tipo de alimento. Parece pouco, mas são quase 180 milhões de pessoas, em geral, muçulmanos. Cristãos e Dalits, a casta mais baixa, também são consumidores deste animal.

Números finais:

20%  vegetarianos
65% comem carne mas não bovina
15% comem todas as carnes
 
Comer carne de vaca na Índia é um perigo. Existem milícias que perseguem vendedores e consumidores. Em 12 estados existem proibições de abates e nos últimos anos 10 pessoas foram assassinadas por comerem ou comercializarem carne bovina. Cuidado com a milícia da vaca meu povo.

O presidente Narendra Modi está em seu segundo mandato, cada vez mais intolerante. Seu partido promove perseguição a muçulmanos e até mesmo cristãos. Imagem: Internet.

.

Para nós parece algo surreal, mas o partido do presidente Narendra Modi tem uma ideia nacionalista que passa muito pela adoração as vacas. O assunto já virou questão de Estado.

Acredito que a grande rivalidade com o Paquistão leve a isso. O país vizinho é majoritariamente muçulmano, já a Índia Hindu, como amplamente comentado neste texto. O detalhe é que milhões de indianos acreditam na religião de Maomé, fazendo com que características religiosas hindus sejam promovidas pelo Poder Executivo. A vaca e o vegetarianismo entram nessa conta. Para os nacionalistas, ser indiano, hindu e vegetariano faz parte da cartilha anti-muçulmana.

Para o atual governo a vaca faz parte do simbolismo patriótico do país. Imagem: Internet.

 .
Para constar, 14% dos brasileiros se dizem vegetarianos, segundo pesquisa do Ibope. Veja no site G1/Globo.
 

Portanto, não convide um indiano para um churrasco, ABRAÇO do Clebinho!

Siga o Professor Clebinho nas redes sociais, clique nos links: Facebook      Instagram      Linkedin      Youtube

Preparação para o Enem: Ligue (31) 99951-3797 e marque sua aula na Sala Lannes Belo Horizonte.

Publicado em 27.01.2020