7. Brilhante e Pequenino Sol !

Conforme prometido no ultimo texto, apresentarei ilustrações que fixam a ideia da proporção do nosso Sol em relação a outras estrelas, já observadas pelos astrônomos.

Apresentaremos imagens com escala comparativa crescente para dar a verdadeira dimensão de onde vivemos e do que significa falar que o Universo é tudo.

Nosso Sol

O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Tudo que gira ao seu redor, como os planetas de nosso Sistema, planetas anões, asteroides, cometas e poeira. Nosso astro representa 99,86% da massa do Sistema Solar. Ao compararmos com nossa Terra, como em nosso post anterior, possui uma massa 332.900 vezes maior.

A sua superfície está a 5.000 ºC, a mesma temperatura do núcleo da Terra. Já a sua porção mais interna encontra-se a incríveis 15.000.000 ºC.

Nosso planeta está localizado a cerca de 150 milhões de Km do Sol. Nossa distância varia de acordo com os meses do ano. O mínimo é 147,1 milhões de Km  no Periélio. O momento em que estamos mais longe, Afélio, ficamos a 152,1 milhões de Km.

Com todos esses quilômetros, a luz demora 8 minutos e Em relação ao Sistema Solar, nosso Sol é gigantesco, mas existem estrelas muito maiores que ele.  Arcturo, é um exemplo, uma estrela descomunal, como na imagem a seguir.

Relação de proporção do tamanho entre estrelas Arcturo e o Sol Fonte: www.colegioweb.com.br

Relação de proporção do tamanho entre estrelas Arcturo e o Sol Fonte: www.colegioweb.com.br

.

É necessário a divisão da exibição de imagens destas proporções para que seja possível a comparação. Se na imagem anterior, a Terra é invisível em escala, imaginem  agora, em que  colocamos nosso descomunal Arcturus em comparação a Antares . Nosso Sol nem pode ser representado na escala.

Comparação entre estrelas Antares e Arcturo Fonte: gallery.pikespeakcam.com

Comparação entre estrelas Antares e Arcturo
Fonte:Internet

Realmente, Antares é grande, mas pequena em relação à maior estrela conhecida pelos seres humanos, a maioral  VY Canis Majoris, algo surreal para nossa mente, que pode ser dimensionado na imagem a seguir:

Antares diante de VY Canis Majoris em escala Fonte: Cosmocrítica

Antares diante de VY Canis Majoris em escala
Fonte: Cosmocrítica

.

Existe uma enorme discussão científica em relação aos tamanhos dessas estrelas encontradas. Alguns sites dizem que Canis Majores seria menor que o tamanho revelado, assim como já teriam descoberto outras maiores, como UY Scuti.

São discussões que ficam em segundo plano, levando-se em consideração a margem de erro nos cálculos que pode ser enorme para cada minúsculo pedaço observado. O que importa é saber os descomunais tamanhos existentes no Universo.

Segundo as últimas notícias de sites de astronomia, UY Scuti seria a maior estrela já observada por nós. Com as margens de erro, fica difícil afirmar tal fato. De qualquer forma é enorme. Imagem: Internet.

.

Espero ter impressionado vocês,  e mostrado como somos pequenos no Universo, um grão de areia no deserto.

Faça o bem as pessoas, apesar de pequenino, você pode ser um Universo para alguém.

Espero ter aumentado seu conhecimento. Curtam nossa página no Facebook e compartilhem nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 14.02.2015

Revisado 16.02.2018

6 comments to “7. Brilhante e Pequenino Sol !”
  1. Clebinho , o melhor professor do Cotemig , sempre me salvando nós deveres

  2. Professor, do lugar de simples observadora, muito interessada pelo assuntos que o senhor estuda, ensina e publica, quero demonstrar meu encantamento proveniente do seu encantamento pela matéria.
    Um jeito gostoso e proficiente de ensinar.
    Meus parabéns e obrigada.
    Lygia Carneiro.

Comments are closed.