13. Dom Pedro I, Herói ou Vilão ? (Final)

No post anterior, três situações colocaram o governo de Dom Pedro I em xeque. Agora, agregarei  novas informações que demonstram como a imagem do nosso 1º imperador foi se deteriorando ao longo de seu governo:

4. Provavelmente, o maior erro de Dom Pedro I, ao longo de seu reinado,  tenha sido a disputa pela coroa portuguesa.

Em 1826, morreu em Portugal Dom João VI, pai do nosso comandante. Imaginavam,  todos os brasileiros, que  nosso imperador não se preocuparia com o fato, afinal, sua obrigação era com o jovem país que governava. Ocorreu diferente, nosso líder, não só estava de olho no outro lado do Atlântico, como viajou para Portugal e se apresentou como filho mais velho, portanto, herdeiro ao trono.

Não tendo como comandar dois países tão distantes, assume a coroa de Portugal e abdica em favorecimento a sua filha, Maria da Glória. Ela, menor de idade, se casaria com o tio (Dom Miguel), que seria o regente ate sua maioridade. A ideia era interessante, comandar o Brasil, enquanto sua filha reinava em Portugal.

Maria da Glória, filha de Dom Pedro I. Depois Rainha Maria II de Portugal Fonte: Wikipedia

Maria da Glória, filha de Dom Pedro I. Depois Rainha Maria II de Portugal. Fonte: Wikipedia.

.

No meio deste caminho que estava traçado, Dom Miguel mudou de ideia, assumiu o trono e uma guerra civil se iniciou no país europeu, se alongando até 1834. Brasileiros não entenderam, como  nosso imperador voltou seus olhos para a Europa, com tantos problemas ocorrendo por aqui.

5. Mais um capítulo marcante. Em 1826, chegou ao Brasil um italiano de nome Giovanni Battista Líbero Badaró. Em 1829, ele fundou o jornal periódico “Observador Constitucional”, onde denunciava os desmandos e excessos cometidos pelos governantes. Já no primeiro dia de circulação, escreveu: “Não devia vegetar no Brasil a planta do despotismo”.

Líbero Badaró criou no Brasil um jornalismo que desperta pavor na maioria dos governantes, com muitas denúncias. Em uma noite de 1830, ele caminhava em direção a sua casa quando foi surpreendido e assassinado.

Libero_Badaro_201110111119

Desenho retratando Líbero Badaró. Imagem: Internet.

.

Um alto funcionário do judiciário imperial chegou a ser denunciado como mandante, mas fora inocentado. O povo desconfiou, com certa razão, que sua morte teria sido encomendada pelo próprio Imperador, seu maior inimigo público. O dono do poder Moderador tem mais uma baixa!

Atual rua Líbero Badaró, local do assassinato do jornalista de mesmo nome, no centro de São Paulo. Fonte: Wikipédia

Foto atual da rua Líbero Badaró, local do assassinato do jornalista de mesmo nome, no centro de São Paulo.
Fonte: Wikipédia.

.

6. Já desconfiado, Dom Pedro I retira todos os brasileiros do seu governo, alocando em seus lugares, somente portugueses. Definitivamente, seu ciclo por terras tupiniquins parece ter se encerrado!

Dom Pedro I Fonte: Wikipedia

Dom Pedro I
Fonte: Wikipedia.

.

Após falências, autoritarismo, perdas de territórios, uma economia desastrosa, ser bastante mulherengo, entre outros problemas, Dom Pedro I perde a admiração geral, principalmente por, além de tudo,  ainda estar interessado na  luta pelo poder na Península Ibérica.

Em 1831, uma grande revolta popular eclode no Rio, chamada de a “Noite das garrafadas”, dando um desfecho final a essa história. Portugueses e brasileiros entram em confronto. Saiba mais sobre este episódio no site Historiando.

Sem apoio, Dom Pedro abdica ao poder, e deixa como herdeiro seu filho, Dom Pedro II,  com apenas 5 anos de idade. Volta para Portugal, vence a guerra contra seu irmão e coroa sua filha,  morrendo 4 depois, doente de tuberculose, com apenas 35  anos de idade.

Se foi herói ou vilão, príncipe ou sapo, não sei. O que podemos afirmar é que foi um homem obstinado, de coragem, mas que também, cometeu grandes erros. Talvez, a melhor definição seja: “Ser Humano”, com suas virtudes e defeitos. O importante, é trazer a todos vocês um fragmento da nossa história, levantar o debate, sobre um homem que marcou nosso país.

Espero ter aumentado o conhecimento de todos os leitores. Curtam nossa página no Facebook e compartilhem nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 06.03.2015

5 comments to “13. Dom Pedro I, Herói ou Vilão ? (Final)”
  1. Por estas e por outras que o prêmio “Líbero Badaró” para o jornalismo é respeitado.
    Não se fazem mais jornalistas como outrora.
    Hoje em dia, qualquer Tempo no Estado de Minas vira dono da verdade para uma população que não gosta de história e foge da realidade com fantasy e reality games absurdos.

  2. Cleber, pouco fala-se de D. Miguel nos livros da nossa história e tão pouco dos tutores dos nobres daquela época. Tutores que influenciaram tanto D. Pedro II.

  3. Parece-me que Dom Pedro e seu irmão Miguel envolveram-se em uma violenta guerra civil que durou quase uma década e teve a participação de vários países.

Comments are closed.