9. É Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido?

Uma dúvida recorrente em sala de aula, é qual a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido.

Esse questionamento se repete, inclusive, em relação às bandeiras, assunto que será abordado na próxima publicação, que contará com curiosidades interessantes.

As Ilhas

A região é conhecida como Ilhas Britânicas, formada por cerca de mais de cinco mil ilhas e ilhotas. Duas delas se destacam pelo tamanho: a Ilha da Irlanda e a Ilha da Grã-Bretanha.

img_17102_apa_16233_600

As principais ilhas da região. Imagem: Internet

.

Na ilha da Irlanda, se localizam dois países: Irlanda (Eire) e Irlanda do Norte. Na Grã-Bretanha localizam-se Inglaterra, País de Gales e Escócia.

As definições começam a ficar mais claras, Grã-Bretanha é a ilha onde estão localizados três países, dentre eles a poderosa Inglaterra.

mapa_grabretanha300

Os 5 países presentes nas duas ilhas. Em laranja, os 4 que fazem parte do reino Unido. A Irlanda está fora. Imagem: Internet

Os Países

Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, como o próprio nome já adianta, é um reino que une  quatro países: Inglaterra, Escócia,  Gales e Irlanda do Norte, destacados de laranja no mapa. A Irlanda está fora, conquistou sua independência no inicio do Século XX.

O atual chefe de estado do Reino Unido é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento Central, em Londres.

Em assuntos de grande importância, esse parlamento inglês é quem decide. Portanto, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte são submetidos a vontade da Inglaterra. Em assuntos mais específicos de cada um, como por exemplo, saúde e educação, existe uma autonomia em relação a Londres. Em assuntos mais amplos e estratégicos, como defesa e economia, a última palavra é dos ingleses.

alx_arte-reino-unido_original

Nos mapas as diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido. Imagem: Internet

.

O Reino Unido também encabeça uma grande comunidade, formada por todas as ex-colônias da Inglaterra.

A Comunidade

Ressalta-se que existem  53 países espalhados pelo mundo que pertencem à Comunidade Britânica (British Commonwealth), um outro conceito acima do Reino Unido.

A maioria destes países é independente politicamente e administrativamente. O lado comum entre eles é terem sido colonizados pelo Reino Unido, o que nos da a noção do poder dos ingleses em épocas passadas.

Esta comunidade obviamente adota o inglês como idioma oficial e a chefe é a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. A British Commonwealth foi constituída em 18 de novembro de 1926 e ainda hoje preserva a cultura britânica pelo mundo afora.

Próximo texto

Nosso próximo aborda a icônica bandeira do Reino Unido. Vocês sabiam que ela quase teve que ser modificada em 2015? Confiram!

Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 22.02.2015

2 comments to “9. É Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido?”

Comments are closed.