125 – Colossal Itaipu

Em nosso último texto abordamos a importante energia hidrelétrica. Dentro deste mesmo tema, abordaremos hoje a principal usina desta matriz energética  no Brasil.

Gigante Itaipu

É uma palavra de origem tupi-guarani, que significa “pedra que canta”, através da junção de itá (pedra) e ipo’ú (cantora). Uma referência ao som que a água fazia ao passar por uma ilha que existia no local da atual represa.

É a maior projeto de engenharia já colocado em prática  no Brasil, uma verdadeira mega construção. Para se ter uma noção da grandeza, no local da usina, o rio Paraná possui uma vazão 40 vezes maior que as Cataratas do Iguaçu, um de seus afluentes. 

itaipu

Vista aérea de Itaipu. Imagem: Internet.

.

A usina pertence a Brasil e Paraguai. As negociações entre os dois países, governados por militares, se iniciaram ainda na década de 1960. Em 1973 veio a assinatura do Tratado de Itaipu, marco inicial do projeto. O fato de estar localizada exatamente da divisa entre ambos foi responsável pelo acordo. Não teria como o Brasil construir algo que iria alagar terras paraguaias sem a participação do vizinho.

40anos_desvio

Rio Paraná desviado para a direita durante a construção da represa. Imagem: Internet.

.

As obras tiveram início em 1974 e duraram até 1982. Com a represa pronta, as comportas foram abertas e o reservatório começou a encher, o que durou 14 dias, graças a muita chuva. Não deixe de assistir um documentário sobre esta construção no site youtube. 

Teve início então uma corrida para salvar os animais do afogamento. Um total de 36.450 indivíduos foi capturado e salvo da morte certa. O que não diminuiu a grita dos contrários ao projeto. 

O governo militar deu pouca atenção aos críticos, e em 5 de maio de 1984 a primeira turbina entrou em funcionamento.

Números da construção

O rio Paraná é o sétimo maior do mundo em volume de água. Para deslocá-lo de seu curso e permitir a obra foram retiradas 50 milhões de toneladas de rochas. A altura da barragem é de 196 metros, equivalente a um prédio de 65 andares. 

gg

Gigantescos tubos por onde a água desce até as turbinas. Imagem: Internet.

.

A quantidade de concreto utilizado na obra daria para se construir 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã. Nosso blog já escreveu sobre a Torre Eiffel, pois bem, nossa usina gastou ferro e aço que poderiam ser usados para erguer 380 réplicas do ícone francês.

itaipu_aérea

Imagem aérea de Itaipu e parte de seu lago. Imagem: Internet

.

No pico máximo da construção, cerca de 40 mil trabalhadores foram responsáveis pela obra monumental.

Como não existe mágica, 8.519 propriedades urbanas e rurais foram inundadas. Independente de suas vontades, seus proprietários receberam a indenização e tiveram que partir. Cerca de 1,4 milhão de Km² foram cobertos pelas águas do rio Paraná.

comercialfoz-itaipu

Veja o impressionante tamanho de uma das turbinas de Itaipu que precisou ser trocada em 2010. Imagem: Internet.

.

Um grande ponto negativo é  a inutilização de uma enorme área. A inundação provocada por Itaipu inundou uma belíssima região conhecida como Sete Quedas. Veja em um vídeo do site Youtube.

Somados aos juros do período e a inflação em dólar, a usina custou o equivalente a US$ 16 bilhões.

Argentina

Fora do acordo, nossos vizinhos ficaram irritados com construção da usina. Afirmavam que a usina iria prejudicar os interesses argentinos rio abaixo, diminuindo a vazão do rio. Existia também o temor de que algum acidente, ou até mesmo algum conflito com o Brasil, acarretasse na abertura das comportas e alagamento de Buenos Aires.

Hoje sabemos que isso não ocorreria já que a capital argentina está muito distante da represa e a própria calha do rio absorveria esta água. Além disso, existe outra usina a jusante de Itaipu que poderia conter boa parte da água.

ssss

Perceba que a capital argentina realmente está depois de Itaipu, quando o rio Paraná se encontra com o rio Uruguai, formando o rio da Prata. Imagem: Internet.

.

A solução veio com a assinatura do Acordo Tripartite, entre Brasil, Paraguai e Argentina, em 19 de outubro de 1979. Ficou decidido os níveis de água que poderiam ou não ser represadas pelas represas que compõem as bacias divididas entre os 3 países. 

DDDD

Imagem: Google Maps.

 

A imagem acima elucida bem a região da tríplice fronteira. A seta amarela indica onde está Itaipu, na divisa entre Brasil e Paraguai. A seta laranja nos mostra onde estão as Cataratas do Iguaçu, na divisa com a Argentina, antes do rio Iguaçu desaguar no rio Paraná.

Produção de energia

Itaipu é a usina que já produziu a maior quantidade de energia limpa na historia do planeta. Um belo título.

Itaipurecorde

Usina que mais gerou energia limpa no mundo. Imagem: Internet.

.

É a maior usina hidrelétrica do Brasil, representando cerca de 15% de toda energia elétrica consumida no país, além de 75% da demanda paraguaia.

Desde a sua inauguração foi considerada a mais poderosa do mundo, com potência máxima de 14.000 MW, título que perdeu para a Usina de Três Gargantas na China (22.400 MW).

itaip

Disputa entre Três gargantas e Itaipu. Imagem: Internet.

.

Ainda assim,  Itaipu produziu mais energia que Três Gargantas em 2015, como mostrado na imagem acima. Já em 2014, ano de maior produção, a vitória foi asiática (98,6 milhões de MWh contra 98,8 milhões de MWh).

A disputa está bastante  acirrada porque Três Gargantas ainda não opera na sua capacidade máxima. Quando isso ocorrer, perderemos o título de maior hidrelétrica do mundo.

Veja perguntas frequentes em relação a Itaipu no site da Itaipu Binacional.

Próximo texto

Polêmica poderia ser o título de nosso próximo tema. Vamos abordar Belo Monte, a controversa usina construída na Amazônia. Imperdível!

Espero ter aumentado seu conhecimento.  Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 06.07.2016