129. Blocos Econômicos: União Europeia

Sem sombra de dúvidas a União Europeia é o bloco econômico que atingiu o nível mais avançado em termos de integração. Sempre foi um exemplo de unidade para todos os outros continentes do mundo.

Seria natural que, no futuro, a União Europeia avançasse ao ponto de praticamente unificar seus países, criando uma grande e poderosa nação.

uniao-europeia

Charge ilustrando a integração proporcionada pelo bloco. Imagem: Internet.

.

O detalhe, que chocou a todos,  é que o mundo mudou, modificando também os interesses dos países membros. Atualmente o bloco está retrocedendo. Passa por uma grave crise institucional.

Antes de abordarmos o problema em si, vamos ao histórico da UE (União Europeia):

Antecedentes

O nome União Europeia é da década de 1990, mas bem antes disso acordos econômicos já vinham sendo assinados na Europa. São os precursores do bloco.

1952

Neste ano, pós Segunda Guerra Mundial,  teve início os primeiros tratados envolvendo os países europeus. Algumas nações assinaram um acordo para administrar a produção de importantes commodities.

O Tratado, assinado em Paris, criou a  “Comunidade Europeia do Carvão e do Aço”. Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo alcançaram um entendimento que favoreceu o intercâmbio de matérias-primas necessárias para o importante ramo da siderurgia.

enlargement_52

A Europa dos seis. Imagem: Internet

1957

Cinco anos mais tarde foi assinado o Tratado de Roma, que decidiu avançar o acordo anterior, criando um Mercado Comum entre a “Europa dos seis”, termo pelo qual ficaram conhecidos os países signatários do acordo. O Objetivo era permitir a livre circulação de pessoas, bens e capitais entre as nações. Para tanto criaram a Comunidade Econômica Europeia (CEE). 

Este mesmo tratado criou também a Comunidade Europeia de Energia Atômica, obviamente para tratar de assuntos nucleares entre os membros.

A Europa dos seis tinha naquele momento 3 acordos entre si.

1965

Um importante passo foi dado neste ano, quando um acordo unificou os 3 tratados existentes. Foi criado a Comissão Europeia (CE), além de uma instituição que permitiu o encontro de todos os chefes de Estados membros do acordo, chamada de Conselho da União Europeia.

Nos anos posteriores, outros seis países foram incorporados ao acordo, até que, em 1987, entrou em vigor o Ato Único Europeu, fixando a criação definitiva do bloco para 1993. 

O Tratado de Maastricht, assinado em fevereiro de 1992 na cidade holandesa de mesmo nome, decretou, enfim, a criação do que conhecemos hoje como União Europeia.  A entrada em vigor, como prevista, foi no ano de 1993.

download

A bandeira da União Europeia possui 12 estrelas, uma para cada membro fundador. Imagem: Internet

1993

A União Europeia tem início com doze países. Por isso sua bandeira possui doze estrelas. São eles: Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Dinamarca.

1995

Neste ano entraram para o bloco Áustria, Finlândia e Suécia. A União Europeia naquele momento contava com 15 membros.

unio-europeia-9-728

Progressão de entrada de países até atingirem a marca de 15 membros. Imagem: Internet

2004

Após 9 anos sem nenhuma adesão, um grande número de países entrou no bloco em 2004, uma revolução. Praticamente todos vindos do ex-bloco socialista comandando pela extinta URSS. Diretamente do Leste europeu chegam Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Hungria e as ilhas de Chipre e Malta.

_73192425_2004

Os 10 países que entraram no bloco em 2004. Imagem: Internet.

.

Naquele momento, a União Europeia já estava com 25 países membros.

2007

No dia 1° de janeiro, mais dois países do Leste Europeu aderiram ao bloco, Bulgária e Romênia, atingindo 27 membros.

_73192428_2007

Os dois países que entraram em 2007. Imagem: Internet

2013

Em 1° de julho deste ano, o mais novo membro entrou para o bloco, a Croácia, ex-república da extinta Iugoslávia, somando 28 países, atual número de componentes.

EC-EU-enlargement_animation

CLIQUE NO GIF para ver como a Europa foi se unificando até chegar ao tamanho atual. Gif: Wikipédia.

.

Como nossos leitores acompanharam, a União Europeia não surgiu da noite para o dia. Foi uma construção que demorou mais de meio século para chegar ao patamar atual.

É o único bloco econômico a atingir os níveis de Mercado Comum e União econômica e Monetária.

210044_ext_arquivo

Euro é a moeda de 19 países da Europa. Imagem: Internet.

.

Dos 28 membros, 19 usam o Euro como moeda. Veja os países que usam a moeda única no site do Banco Central Europeu.

Um grande sucesso, copiado por vários outros blocos que, apesar do interesse, não conseguem chegar próximo ao nível de cooperação atingido pelos europeus. São mais de 500 milhões de pessoas e um PIB de 18 bilhões de dólares, maior que a economia norte americana.

A sede da União Europeia, conhecida como Conselho Europeu, esta localizada em Bruxelas, na Bélgica, onde também está localizado a Comissão Europeia, o poder executivo do bloco.  Em Estrasburgo, França, fica o Parlamento Europeu, órgão legislativo do bloco.

parliament

Parlamento Europeu. Imagem: Internet

.

Em Frankfurt, cidade da poderosa Alemanha, maior economia do bloco, esta localizado o Banco Central Europeu. Em Haia, Holanda, esta o Tribunal de Justiça, enquanto o Banco de Investimento fica em Luxemburgo, país com grande tradição bancária.

Alguns países são candidatos ao bloco, como por exemplo a Turquia, mas depende da aprovação unânime de todos os membros. Neste caso, o fato de ser um país populoso e de maioria muçulmana, vem dificultando a adesão.

Próximo texto (crise)

Continuaremos abordando a União Europeia. O bloco mais avançado do mundo passa por uma grave crise. Um dos países mais poderosos da Europa, em um plebiscito, resolveu abandonar o barco. Vamos tentar entender os motivos e as consequências desta grande polêmica.

Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 03.08.2016