11. Na Copa é Inglaterra, nas Olimpíadas é Grã-Bretanha!

Fechando a trilogia britânica, hoje nosso assunto é esporte.

Esportes Britânicos em três tempos: Olimpíadas, Copa do Mundo Fifa e Futebol nas Olimpíadas:

Olimpíadas

As olimpíadas são organizadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), que  incentiva a disputa por mais conquistas, existindo, inclusive, um quadro de medalhas ao longo do torneio. Os 4 países do Reino Unido sabem que, estando juntos, as chances de medalhas aumentam, melhorando sua colocação e desempenho. Assim sendo, Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte disputam, unidos, o maior torneio esportivo do mundo.

O nome que eles adotam em jogos Olímpicos é Grã-Bretanha. Como aprendemos na primeira publicação sobre o assunto, Grã-Bretanha é a ilha onde está localizada a Inglaterra. Você deve estar se perguntando então, por que a Ilha Grã-Bretanha representa o Reino Unido?

É o seguinte, o nome oficial da união é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. O Nome deles nas olimpíadas é Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, como é muito extenso,  o COI adotou o nome mais simples, Grã-Bretanha.

A Grã-Bretanha é um grande sucesso olímpico, são 780 medalhas já conquistadas. Existem correntes internas que desejam a separação em seleções diferentes, mais representativas de cada cultura, como também existem correntes que defendem o Reino Unido junto, como vem ocorrendo, mais poderoso esportivamente. Abaixo o quadro de medalhas em Londres 2012, Grã-Bretanha o 3º com mais ouros, 4º em quantidade:

Quadro de medalhas, Londres 2012.

Quadro de medalhas, Londres 2012. Imagem: Internet

.

A Grã-Bretanha escolheu a cidade de Belo Horizonte para preparar sua grande equipe para a Olimpíada no Brasil, a se realizar em 2016, no Rio de Janeiro.

Copa do Mundo FIFA

Quem organiza os jogos oficiais de futebol é a FIFA (Fédération Internationale de Football Association), em português, Federação Internacional de Futebol.

Em 1950, os países britânicos chegaram em um acordo com a FIFA , seriam membros da federação e só disputariam jogos oficiais separados, cada um representando seu país. Não poderiam ser membros, por exemplo, como Inglaterra e Reino Unido simultaneamente. Por isso, quando  assistimos aos jogos dos ingleses na copa, a bandeira mais presente é a da Inglaterra, e não a do Reino Unido. Nunca existiu, em uma Copa do Mundo, a seleção do Reino Unido. A Inglaterra foi campeã mundial apenas uma vez, em 1966.

Torcida inglesa na Copa do Mundo. Fonte:www.dailymail.co.uk

Torcida inglesa na Copa do Mundo. Imagem: Internet

 

Futebol nas Olimpíadas

As primeiras olimpíadas tiveram a presença da seleção olímpica da Grã-Bretanha, inclusive ganhando 3 medalhas de ouro (1900, 1908, 1912). Após o acordo com a FIFA, em 1950, a seleção da Grã-Bretanha não pode mais participar das olimpíadas, pois é um evento oficial. A Olimpíada é organizada pelo COI, mas o futebol olímpico pela FIFA, membro do COI.  Seria o fim dos ingleses no futebol olímpico?

A princípio sim, desde 1950 a Inglaterra não disputava uma olimpíadas, mas em 2012 porém, uma exceção foi aberta aos britânicos, como eles eram os donos da casa, poderiam voltar a ser representados pela Grã-Bretanha.

Jogadores britânicos no futebol olímpico em 2012. A seleção da Grã-Bretanha não se reunia a mais de 40 anos. Fonte: www.ultimadivisao.com.br

Jogadores britânicos no futebol olímpico em 2012. A seleção da Grã-Bretanha não se reunia a mais de 40 anos. Imagem: Internet

.

Para as olimpíadas do Rio, a princípio, está descartada a seleção da Grã-Bretanha.

Espero ter aumentado seu conhecimento. Curtam nossa página no Facebook e compartilhem nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 28.02.2015

3 comments to “11. Na Copa é Inglaterra, nas Olimpíadas é Grã-Bretanha!”
  1. Entendo que existe uma permissividade muito grande em relação à Grã-Bretanha nos esportes olímpicos. Em outros setores é até explicável dado ao poderio da Inglaterra sobre o mundo, desde a idade média. Mas, nos esportes é inexplicável. Atribuíram a eles a criação do futebol, entretanto, eles são expoentes no futebol graças a muito dinheiro. Esta “fusão” forçada nos esportes é inexplicável.

    • Em minha opinião, a Inglaterra foi o país que mais prejudicou o mundo no passado. Se meteu em praticamente todos os assuntos nos últimos séculos. A própria questão da Palestina passa pelo colonizador inglês. As Guerras do ópio na China, a colonização da Índia e Paquistão, dentre vários outros.

Comments are closed.