142. Biomas Mundiais: Floresta Temperada e Vegetação Desértica

Nossos últimos textos abordaram os biomas do Brasil e do mundo. Circulamos pelo Cerrado, Caatinga, Tundra, Taiga,  entre outros. O post de hoje finaliza este tema, focalizando nossas atenções em alguns biomas extremamente interessantes:

Floresta Temperada

Como o próprio nome já evidencia, esta formação vegetal está presente no clima temperado, que tem como característica principal enorme variação de temperatura ao longo do ano. Consegue ser bastante quente no verão, mas também possui um inverno severo.

Atualmente, este bioma praticamente está restrito a parques e reservas florestas. A intensa urbanização ocorrida nos seus locais originais, como leste dos EUA, China, Japão e Europa, o reduziram significativamente.

temperate_rainforest_map-svg

O mapa nos mostra onde ainda existem florestas temperadas no mundo. É um dos biomas mais devastados do planeta, por se encontrar em locais com bastante industrialização. Imagem: Internet

.

Quatro florestas em uma

A característica mais marcante deste bioma é a drástica mudança de paisagem pela qual a floresta passa. No verão, a vegetação aumenta e a coloração em geral é verde. Se parece com uma floresta tropical, obviamente com espécies diferentes.

madeira-floresta-temperada

Floresta Temperada no Verão. Imagem: Internet

.

Quando chega o outono, as plantas começam a se preparar para o frio, então suas folhas secam, dando um aspecto amarelado/bege a região.

florest-a-temperada

Floresta Temperada no outono. Imagem: Internet

.

No inverno, as plantas parecem mortas, sem folhas, como se fossem seres humanos velhos e caducos. Daí vem o nome de plantas decíduas ou caducifólias. Isso quer dizer que as árvores perdem totalmente suas folhas durante o período mais frio. Este fato é explicado pela água estar congelada no solo durante esta estação. Com isso, os vegetais não conseguem se hidratar. Para sobreviver a esta seca, eles perdem as folhas, que é por onde transpiram, evitando a perda do líquido tão precioso.

Já durante a primavera, o calor começa a aumentar e as plantas florescem novamente, dando um colorido especial a região.

21-0

O mesmo local observado em 4 momentos diferentes do ano. Fantástico. Imagem: Internet

.

A própria decomposição das folhas que caem no inverno promove a riqueza de nutrientes no solo, de cor escurecida, que vai alimentar o crescimento da próxima temporada. Além das árvores, a cobertura vegetal apresenta quatro estratos, incluindo arbustos e plantas herbáceas e rasteiras.

As principais espécies presentes neste bioma são o carvalho, nogueira, freixo, álamo, cedro, salgueiro e faia. Também encontramos os pinheiros e as famosas sequoias, maiores seres vivos do planeta Terra. Esses gigantes da natureza chegam a atingir mais de 3000 anos de idade, com mais de  110 metros de altura e 12 metros de diâmetro.

Nosso blog já abordou a maior árvore do mundo, justamente uma sequoia. Confiram no texto 96.

biomas-15-728

CLIQUE PARA AUMENTAR. Alguns exemplos da fauna existente nas florestas temperadas. Imagem: Internet

.

A fauna é muito rica, com a presença de ratos, veados, esquilos, lobos, ursos pardos e pretos, javalis, lobos, linces, além de diversas aves, insetos, anfíbios, entre outros.

Vegetação Desértica

Como todos sabem, os desertos são as regiões mais áridas do planeta, com menos de 250 mm de chuvas por ano. Ainda assim existem espécies vegetais, poucas, que conseguem sobreviver nestes locais inóspitos.

........ Nein, wir sind noch 80 km vor dem Ayers Rock: Das ist der Monolith noch nicht, sondern erst sein Vorbote, der Mount O'Connor, ein Tafelberg, der in der ersten Begeisterung von Unwissenden gerne für den Ayers Rock gehalten werden will.

Outback Australiano, exemplo de região desértica com alguma vegetação. Imagem: Internet.

.

Existem desertos quentes na África (Saara e Kalahari), EUA, Chile, Oriente Médio, Austrália entre outros locais. Quase 20% da superfície terrestre de nosso planeta é composta por desertos.

55d4ceaf84160-clima-desertico

Desertos quentes no planeta Terra. Imagem: Internet

.

A vegetação é basicamente composta por pequenos arbustos e cactos. Esses últimos, plantas com folhas transformadas em espinhos, para reter água, e raízes muito profundas. Dessa forma o caule passa a fazer a fotossíntese. Além disso, os cactos são verdadeiros tanques, armazenando água em seu interior.

São chamadas de xerófilas as espécies adaptadas a escassez de água.

aspectos-gerais-da-vegetacao-do-deserto-3

Paisagem típica de uma vegetação desértica. Imagem: Internet.

.

Existem, em meio aos desertos, algumas regiões úmidas. São conhecidas como oásis e  surgem quando ocorre afloramento do lençol freático na superfície. Nestes locais encontramos palmeiras e arbustos de porte médio, além de outros tipos de plantas.

A fauna é composta por serpentes, pequenos mamíferos, insetos e lagartos.

Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 02.11.2016

8 comments to “142. Biomas Mundiais: Floresta Temperada e Vegetação Desértica”
    • O clima é exatamente o temperado, ou seja, um clima onde você consegue perceber as 4 estações do ano. A Floresta temperada é uma das mais devastadas do mundo, já que está localizada nos locais mais populosos do planeta (nordeste do EUA, Europa, China e Japão). Seu aspecto econômico varia de madeira para móveis, construções (muitas casas nos EUA s~]ao feitas de madeira, lenha entre outras funcionalidades em geral.

    • As informações contidas nesse texto são amplamente conhecidas, qualquer livro didático possui, não sendo necessário citar uma fonte específica. O objetivo aqui não é um trabalho científico ou uma apresentação de conclusão de curso, mas sim ter uma noção do que representa cada bioma. De qualquer forma obrigado pela visita!

  1. 01- A tundra é um bioma terrestre que se desenvolve em áreas de altas latitudes. Entre suas principais características geográficas, está correto afirmar que: *
    a) possui um clima temperado, e sua vegetação é composta por árvores de grande porte, como pinheiros e sequoias.
    b) apresenta-se em um clima polar e é desprovida de árvores, composta de gramíneas, arbustos baixos, liquens e algas.
    c) desenvolve-se em áreas intertropicais e apresenta uma vegetação caducifólia e espinhenta.
    d) estende-se ao longo da região mediterrânea, tendo uma vegetação latifoliada (folhas largas) e de grande porte.

Comments are closed.