32. A Secessão dos EUA: Norte x Sul

Na publicação de hoje, vamos continuar o assunto do último texto. O clima vai esquentar, começa o conflito:

O Conflito Norte x Sul

Após a criação dos Estados Confederados, o governo norte-americano ficou atônito, sem saber o que fazer a respeito. Os Sulistas alegaram que os Estados Unidos eram uma liga de estados independentes, portanto, qualquer um teria o direito de sair da federação quando bem entende-se.

http://slodive.com/wp-content/uploads/2012/08/rebel-flag-pictures/rebel-flag-silk.jpg

Bandeira da Armada Confederada, ainda hoje é vista nos estados do Sul, gerando polêmica por se tratar de algo que defendia a escravidão. Imagem: Internet.

.

Logo após saírem dos EUA, já em dezembro de 1860, os Confederados deram início aos trabalhos, aprovando uma constituição. Em fevereiro de 1861 um novo país foi criado, elegendo Jefferson Davis, do Mississippi, como presidente.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/President-Jefferson-Davis.jpg

Jefferson Finis Davis, presidente dos Confederados 1861-1864.
Reprodução: Internet.

.

A Confederação se inicia com 6 estados: Alabama, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Louisiana e Mississipi. Um mês depois o Texas se junta ao grupo. Virgínia, Arkansas, Carolina do Norte e Tennessee  aderiram depois.
Em seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, Lincoln afirmou que a Confederação era um movimento sem fundamentos legais, e que “a União ficaria unida para sempre”. Houve uma tentativa de reconciliação, não aceita pelos rebelados.

Veja o mapa Norte x Sul no post anterior.

O Sul provoca

Em 1861, o Sul foi o primeiro a movimentar uma peça no tabuleiro. Em abril, atacou um forte situado na Carolina do Sul, porém pertencente a União, dando início a um longo período de hostilidades. O episódio ficou conhecido como a Batalha de Fort Sumter.

Os estados do Sul confiavam na interferência de países europeus no conflito. Dependentes do algodão produzido nos EUA, a ideia era que alguns países estrangeiros apoiassem os produtores sulistas, mas ninguém interferiu.

A União contra-ataca

Lincoln se moveu, e para não deixar os Estados unidos se fragmentarem, entrou com tudo na guerra, mobilizando toda a economia do Norte no conflito.

President Lincoln e o Gen. George McClellan em Antietam on Oct. 3, 1862.

Presidente Lincoln e o Gen. George McClellan em Antietam, 1862.

.

A Guerra durou de 1861 a 1865, provocando cerca de 620 mil mortes. A Secessão gerou metade de todos os óbitos de soldados norte-americanos entre todas as guerras, incluindo a participação na Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra da Coreia, Guerra do Golfo, entre outras. Só para comparação, na Guerra do Vietnã  os EUA perderam 58 mil soldados.

Soldados da Uniãoentricheirados na Guerra Civil Norte-AmericanaImagem: Library of Congress/Wikipedia

Soldados da União entricheirados na Guerra Civil Norte-Americana
Imagem: Library of Congress/Wikipedia

Os Generais

Dois generais de destacaram nesta guerra civil, Ulysses Grant do norte, posteriormente presidente dos EUA e Robert E. Lee, renomado general, pelo lado do sul. Lincoln chegou a oferecer a Lee o comando do exército da União, mas ele preferiu lutar do lado de seu estado natal, Virgínia, que integrava os Confederados. No início dos conflitos  a vantagem foi amplamente favorável a Lee.

tumblr_nmjo7qK22W1r5j9hco1_1280

Ulysses Grant e Robert Lee. Imagem: Internet

.

A Batalha de Gettysburg

A maior batalha foi a de Gettysburg, que marcou uma virada na guerra, com a vitória do Norte. O número de mortes impressiona, 51 mil, numa única batalha. Foi a interrupção do progresso dos Confederados rumo ao Norte, além de quebrar o mito de invencibilidade do General  Lee.

Um interessante mapa da Batalha de Gettysburg pode ser visto, inclusive com ampliação de imagem, no link da Biblioteca Mundial Digital

Com o decorrer das batalhas, o norte fez valer seu maior poderio, com armas mais sofisticadas e um exército mais numeroso,  até vencer  o conflito.

No próximo texto, trarei o quanto a União  superava os Confederados sob todos os aspectos e as lições deixadas pelo conflito.

Espero ter aumentado o conhecimento de todos os leitores. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 10.05.2015

2 comments to “32. A Secessão dos EUA: Norte x Sul”
  1. Locura demais esses sulistas confederados, imagine se estes porcos facistas tivessem conseguido a supremacia, Hiroshima receberia 5 bombas nucleares em vez de 1

Comments are closed.