46. Vulcano

Um dos assuntos que despertam mais curiosidade entre as pessoas são os Vulcões, tema do nosso blog hoje.

Origem do Magma

Antes de entendermos o que é um vulcão, precisamos mostrar que o planeta Terra é dividido em camadas. A camada em que vivemos, onde pisamos, é chamada de Crosta ou Litosfera. A crosta, assim como um navio no mar,  boia em cima de uma camada conhecida como Manto, composta de Magma,  material que extravasa quando o vulcão entre em erupção.

http://expedicaovida.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Camadas-do-globo-terrestre-n%C3%BAcleo-manto-e-crosta.png

A palavra “vulcão” deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana, Vulcano. A ciência que estuda os vulcões é chamada de vulcanologia, e o profissional que atua na área vulcanólogo.

Geralmente, os vulcões estão localizados em zonas de convergência de placas tectônicas, ou seja, no local onde elas se chocam. Nessas regiões, a pressão interna é enorme e o magma rompe a litosfera.

http://3.bp.blogspot.com/-HmheYXWbTRY/TyaJ1t_gsII/AAAAAAAAAq8/Sb9AIoPxZVw/s640/subduc%C3%A7%C3%A3o.jpg

Duas placas se chocando, provocando o surgimento de um vulcão. Imagem: Internet.

.

Um vulcão se forma quando a pressão do magma no interior da Terra está enorme, forçando a crosta a subir, formando um cone e abrindo caminho para que o material incandescente chegue a superfície. Após ser expulso dos vulcões, chamamos o magma de lava. Os vulcões têm um formato cônico, quando estão em atividade liberam um grande volume de cinzas, gases e aerossóis na atmosfera. A junção de todos esses elementos causam grandes catástrofes.

esquema-de-um-vulcao(1)

Perfil de um vulcão com o magma vindo do manto e chegando a superfície. Imagem: Internet

.

Como os seres humanos não possuem tecnologia para chegarem até o manto, origem das pressões que causam as explosões vulcânicas, elas são eventos imprevisíveis e catastróficos.

Curiososidades

Em 1961 os Norte-americanos lançaram um projeto, chamado Mohole, com o objetivo de perfurar o fundo do Oceano, onde a placa tectônica é mais fina. 5 anos depois, devido aos altos custos, o congresso americano encerrou a aventura, que só havia conseguido perfurar 183 metros.

Dos cerca de 6.400 Km que nos separam no centro da Terra, a maior profundidade já atingida foram 12 Km na Rússia, em uma experiência científica no poço superprofundo de Kola¹,  perfurado de 1970 a 1992. Mesmo batendo o recorde, não representa 0,2% da profundidade da Terra.

A maior montanha da Terra é um vulcão, o Mauna Kea, localizado no Havaí. Você deve estar se perguntando se não é o Everest, com 8.848 metros de altitude,  mas eu falei a maior e não a mais alta. O Mauna Kea, desde a sua base até o topo, possui 10.205 mil metros. Como a sua base está no fundo do oceano, somente 4 mil metros estão acima do nível do mar.

http://3.bp.blogspot.com/-podCNeXxkT4/U2ykCY8ruQI/AAAAAAAACnc/5mmibYCkzUs/s1600/Compare-mountains-2.jpg

Comparação entre o Everest e o Mauna Kea. Se os dois estivessem completamente acima do nível do mar, o Mauna seria o de maior altitude. Imagem: internet

.

Outra comparação interessante é com o maior vulcão do Sistema Solar, o gigantesco Monte Olimpo², com 27 Km acima do nível médio da superfície de Marte.

http://i.imgur.com/FIR13.png

Comparação entre o Everest, o Mauna Kea e o extinto vulcão de Marte, o gigantesco Monte Olympus ou Olimpo. Imagem Internet.

.

Atualmente existem cerca de 550 vulcões ativos espalhados pelo mundo, 20 deles, são muito ativos. A região que abriga a maior quantidade é o Oceano Pacífico, na área denominada Círculo de Fogo do Pacífico.

Círculo de fogo do Pacífico. cada triângulo significa um vulcão. Imagem: Internet.

.

Entre os vulcões, alguns são muito famosos:

O Vesúvio

Em 79 d.C. entrou em erupção e destruiu completamente as cidades de Pompéia e Herculano³. Atualmente, a populosa cidade de Nápoles, que abriga 3 milhões de habitantes, está bem próxima do perigo. Desde 1944, o Vesúvio não entra em erupção, mas pode entrar a qualquer momento.

Cidade de Nápoles com o Vesúvio ao fundo. Um risco permanente. Imagem: Internet.

O Etna

Localizado na ilha da Sicília (Itália), este vulcão está praticamente o tempo todo em erupção. O último evento vulcânico ocorreu em novembro 2013. O vulcão é monitorado 24 horas por dia e pode ser acompanhado ao vivo pela internet.

Etna em erupção. Imagem: Internet.

.

Por que viver próximo a um vulcão?

Observando o Vesúvio e o Etna, você se pergunta como pessoas podem viver próximas a esses monstros da natureza. Na verdade, apesar da incrível capacidade de destruição, os vulcões possuem solos muito férteis ao redor, já que suas cinzas e lava, após resfriarem, servem como adubo, ricos em minerais.

O Eyjafjallajökull

O nome é impronunciável para nós, mas o danado foi responsável por fechar o espaço aéreo europeu em 2010, e, com isso, gerar atrasos e cancelamentos de voos em todo o mundo. As cinzas vulcânicas espalhadas pelo vento não podem ser atravessadas por aeronaves.

Erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010 vista de longe. Imagem: Internet.

.

 O Kilauea

Localizado no Havaí, é o vulcão mais ativo do mundo nos últimos tempos. Mesmo assim é um grande ponto turístico, sendo visitado por milhares de pessoas por ano.

Clique no GIF e veja o rio de magma descendo do Kilauea. GIF: Internet.

.

O Monte Santa Helena

Situado no sudoeste do estado norte-americano de Washington, 160 quilômetros ao sul de Seattle, o monte Santa Helena entrou violentamente em erupção no dia 18 de maio de 1980, matando 57 pessoas.

Mt_St_Helena_ani

O Monte Santa Helena simplesmente explodiu em 1980 matando 57 pessoas. Gif: Internet

.

Outros vulcões famosos são Ojos del Salado (Chile) , Monte Fuji (Japão), Krakatoa (Indonésia), Monte Pinatubo (Filipinas), Mauna Kea (Havai – EUA),  Mauna Loa (Havai – Estados Unidos, Santorini (Grécia)  e Soufriere (Montserrat)

http://www.wired.com/images_blogs/photos/uncategorized/2009/03/20/800pxmtcleveland_iss013e24184.jpg

Imagem de satélite mostrando um vulcão em erupção. Imagem: Internet

.

Espero ter aumentado o conhecimento de todos os leitores. Curtam nossa página no Facebook e compartilhem nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 28.06.2015

1 – Saiba mais sobre o poço superprofundo de Kola no Jornal da Ciência do site R7.

2 – Saiba mais sobre o Monte Olympus no Portal do Geólogo.

3 – Veja um documentário sobre a tragédia de Pompeia e Herculano no site Youtube.