Apresentação do Clebinho

Professor Clebinho

Professor Clebinho

Sou o Cleber Braulio, mais conhecido como Clebinho. Formado em Geografia, pela UFMG, no ano de 2002.

Atuo como professor de Geografia, História e atualidades. Trabalho em um importante colégio particular de Belo Horizonte há mais de 11 anos.

O objetivo deste blog é ampliar as possibilidades de contato e troca de ideias a respeito dos principais assuntos geopolíticos, econômicos, sociais, ambientais e históricos, que tenham relevância para os alunos e cidadãos deste país.

São todos textos autorais, elaborados a partir de anos de experiência em salas de aulas e pela atualização constante que me é exigida.

Para a formulação de cada texto, respeitados sites e materiais de apoio são consultados e deixados na forma de hiperlinks como referências, caso o leitor queira se aprofundar ainda mais no assunto de cada post.

Adicionalmente, espero que o blog sirva como fonte de referência e consulta para meus alunos na preparação para o exame do ENEM, e que sirva de subsídio e motivação para as pessoas que não tiveram a oportunidade de debater estes temas em redes sociais ou em sala de aula.

O blog focará em conhecimentos gerais, para atender a necessidade das pessoas entenderem melhor os acontecimentos, nem sempre esclarecidos imparcialmente e de forma objetiva pela mídia de massa.

P.S. Antes que me perguntem, sou mineiro de Belo Horizonte, nascido em 1977 e torcedor apaixonado pelo Cruzeiro.

Twitter – @clebinhoTFC

Facebook – FANPAGE 

28 comments on “Apresentação do Clebinho
  1. Grande Clebinho!
    Grande amigo, cruzeirense dos brutos e excelente professor!
    Seu blog está demais!
    Acompanho-o constantemente!
    Continue assim!
    Abraço meu amigo!

  2. Pessoal, tenho o prazer de trabalho com o Cleber, muito inteligente e sempre indico seus textos aos meus alunos!

  3. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho.
    Sou professora de História e geografia na
    rede estadual aqui em Três Pontas – MG –

    • Muito obrigado pelo elogio, parabéns por ser professora, profissão nobre e continue acompanhando nosso blog, indique temas, vamos avançando e espalhando conhecimento !

  4. Parabéns meu amigo pelo Blog, ótimos textos mesmo para aqueles que não estudam mais. Continuar aprendendo e adquirindo conhecimento é sempre bom não importa a idade.
    Abraço.

  5. BOA NOITE CLEBINHO GRANDE E GENIAL PROFESSOR DE GEOGRAFIA QUE ESTA DANDO AULA PRA MIM NESTE ANO GOSTO DE VOCE MUITO VIU PREOFESSOR E SEU BLOG É GENIAL

  6. Boa noite, Clebinho!
    Parabéns pelo conteúdo do seu Blog – atual e interessante! Os alunos do 2º ano já começaram a elaborar um trabalho, fundamentados nas reportagens que você posta aqui!
    Um abraço! Sucesso!!!

  7. Entre os pressupostos do processo de globalização está o avanço do capitalismo e de sua cultura, baseada em padrões ocidentais. De forma contraditória, também é pressuposto da globalização o intercâmbio cultural, em razão da intensificação do uso das tecnologias de informação e comunicação para os mais diversos fins e do aumento dos fluxos migratórios internacionais. Entendendo essa característica do processo de globalização e considerando a formação heterogênea do povo brasileiro, é importante considerar as influências dos fluxos migratórios internacionais ocorridos no século XX na composição dos padrões culturais brasileiros. Para ilustrar isso, elenque três características da cultura brasileira que evidenciam presença migrante no Brasil.

    Um texto do meu cursinho, que não estou conseguindo resolver. Pode me ajudar?

    Grata

    • O texto aborda o tema da globalização, focando na influência dos imigrantes na atual cultura brasileira. O Sul do Brasil por exemplo é marcado pela presença de descendentes de migrantes europeus, entre eles os alemães, como evidenciado pela festa Oktoberfest (festa de Outubro). Cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias, Farroupilha, Itajaí, Brusque, Blumenau, Joinville, entre outras, evidenciam a presença de europeus por aqui.
      Os italianos, por exemplo, deixaram sua marca no Brasil. Influenciaram nossa cultura através da criação de clubes de futebol, cantinas, entre outros empreendimentos. O Brasil é o país com maior número de descendentes de italianos fora da Itália.
      Outras culturas, vindas da África, não exatamente no século XX, também estão profundamente irraigada na cultura brasileira. O samba, afoxé, maracatu, congada, lundu e a capoeira são exemplos da influência africana na música brasileira que permanecem até os dias atuais. Outras influencias presentes são a as religiões afro, assim como a alimentação.
      O Brasil é muito diverso graças a imigração, o que nos torna especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *