35. Uma Armadilha Chamada Vietnã

A Guerra do Vietnã é considerada a mais mortal e duradoura da segunda metade do Século XX.

Pouca gente sabe, mas a origem da Guerra do Vietnã remonta a II Grande Guerra (1939-1945), quando a região ainda era colônia francesa.  Durante o conflito mundial, toda essa região, denominada Indochina, foi invadida pelo Japão. Para confrontar e expulsar os japoneses, em 1941 foi criado um exército liderado pelo revolucionário Hồ Chí Minh e os combates se iniciaram.

indochina

Indochina, colônia Francesa invadida pelos Japoneses na II Guerra. Imagem: Internet

França

Com a derrota do Japão na Segunda Grande  Guerra e a consequente retirada de suas tropas, os guerrilheiros aproveitaram o embalo e se voltaram  contra a França, antiga proprietária da colônia. A ideia era conquistar a independência, já que os europeus colonizadores precisavam se reerguer.

Os combates contra as tropas francesas duraram até 1954, quando os franceses, estafados pelos anos de guerra, incluindo a mundial, reconheceram a independência da região.

Indochina Dividida

Foram então criados três países: Vietnã, Laos e Camboja. Em plena Guerra Fria, com pressões vindas de todos os lados, o Vietnã foi dividido em duas partes, através do paralelo 17. O Norte, influenciado pela União Soviética e China (comunistas), com capital em Hanói e o Sul, influenciado pelos EUA (capitalistas), com capital em Saigon.

http://4.bp.blogspot.com/-oAIaDLqzR-Q/UWcvY-EjrwI/AAAAAAAAKhM/Z62SoeIK06k/s1600/Vietn%C3%A3+do+Norte+e+Vietn%C3%A3+do+Sul.jpg

Para não contrariar as maiores potências do mundo, cada uma assegurou sua zona de influência. Imagem: Internet.

.

A ideia, até certo ponto simplória, era que a divisão continuasse até uma eleição presidencial. Como o herói Hồ Chí Minh, de orientação comunista,  provavelmente venceria, os EUA apoiaram um golpe.  Ngo Dinh Diem, fantoche capitalista, corrupto e violento, chega ao poder, anulando as eleições. Declara o Vietnã do Sul independente e começam as hostilidades entre as duas regiões.

http://www.executedtoday.com/images/Diem_time.jpg

Ngo Dinh Diem, capa da revista norte-americana Time. Imagem: Internet.

.

Sem a França, problema para os EUA

O exército do Norte, obviamente não reconhece o golpe e, no próprio Vietnã do Sul, surge o grupo Frente Nacional para a Libertação do Vietnã (FNL), adotando a luta de guerrilha para opor-se ao governo sediado em Saigon. Esses combatentes ficaram popularmente conhecidos como Vietcongues.

Vejam como as armadilhas dos vietcongues eram cruéis no site Nerssomosnozes.

Um problema se apresenta aos EUA, após não conseguir deter a criação de um país comunista nas Américas (Cuba), permitir a construção do muro de Berlim e a aproximação do Laos com o comunismo, os norte-americanos estavam determinados a não permitir mais uma vitória vermelha.

Para o presidente norte-americano, Eisenhower, uma nova derrota poderia criar o efeito dominó:

“Se vocês colocarem uma série de peças de dominó em fila e empurrarem a primeira, logo acabará caindo até a última… se permitirmos que os comunistas conquistem o Vietnã, corre-se o risco de se provocar uma reação em cadeia e todo os estados da Ásia Oriental tornar-se-ão comunistas”

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/General_of_the_Army_Dwight_D._Eisenhower_1947.jpg

Dwight David Eisenhower , general na II Guerra e 34º Presidente dos Estados Unidos (1953 até 1961). Imagem: Wikipedia

.

Nos EUA, após Eisenhower, foi eleito John Kennedy (1961-1963), e a situação no sudeste asiático vinha piorando bastante. Desde 1959 o Vietnã do Norte havia entrado pesado no conflito. O Sul, corrupto, não conseguia fazer frente a insurgência. Tentando não entrar diretamente no conflito, os norte-americanos aumentam de 700 para 12 mil o número de conselheiros militares na região. Esses conselheiros tinham a missão de melhor treinar as forças do Sul.

CIA

Em 1963, analistas militares de Washington concluíram que o seu parceiro, o presidente Ngo Dinh Diem, era incapaz de derrotar os comunistas. Nem mesmo um acordo com Hồ Chí Minh seria possível.  Sem ver perspectivas no governo sul-vietnamita, a CIA incentivou um golpe militar. Os militares vietnamitas tomam o poder no sul e executam o presidente e seu irmão imediatamente.

O que já estava ruim, piorou e o Vietnã do Sul entra em um caos político, com governos militares sendo sucedidos por outros. O Vietnã do Norte se aproveita e intensifica o apoio aos vietcongues.

John Fitzgerald Kennedy, 35° presidente dos Estados Unidos (1961–1963), uma das grandes personalidades do Século XX. Imagem: Wikipedia.

John Fitzgerald Kennedy, 35° presidente dos Estados Unidos (1961–1963), uma das grandes personalidades do Século XX. Imagem: Wikipedia.

.

No meio do caminho, John Kennedy foi assassinado, em 22 de novembro de 1963, três semanas após Ngo Dinh Diem. Foi substituído pelo vice-presidente Lyndon Johnson que, em 1964, vendo a vitória iminente dos comunistas, comunica a entrada oficial dos EUA no conflito.

A armadilha estava armada!

Próximo texto

Em nosso próximo encontro, veremos o desenrolar do conflito e suas consequências. Para esta festa, os EUA não foram convidados, mas tiveram que pagar a conta.

Espero ter aumentado o conhecimento de todos os leitores. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 20.05.2015