168. Energia Solar

Muito se discute atualmente a questão energética mundial. Quase 80% da energia consumida no mundo vem de fontes não renováveis, os chamados combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural). Umas das soluções ventiladas em qualquer debate sobre o assunto é a energia solar. O texto de hoje aborda as diferentes formas de se obter energia a partir  da luz e calor emitidos pelo sol, além dos motivos dessa matriz  ainda não ser percentualmente relevante.

Futuro promissor

O sol é a maior fonte de energia do sistema solar, que inclusive leva seu nome. É indispensável para a vida em nosso planeta.  Do ponto de vista humano é uma fonte inesgotável de energia, além de limpa. Esses motivos levam especialistas a cravarem esta matriz como a a mais promissora no futuro. Só para termos uma noção, o que nosso planeta absorve de energia solar em uma hora equivale ao consumo anual de todos os humanos.

O Brasil é o país do mundo com maior incidência de radiação solar, como podemos ver no mapa abaixo.

SolarGIS-Solar-map-World-map-en

Clique para ampliar. Insolação mundial. Quanto mais vermelho maior é a radiação recebida pelo local. Imagem: Internet

.

Infelizmente nossos governantes parecem ignorar essa liderança brasileira. Muito pouco se investe em energia solar no Brasil.

Abaixo, as diferentes formas de se obter energia a partir do sol:

Energia Solar Fototérmica

É uma energia que tem como objetivo absorver a radiação solar, sob a forma de calor, e depois transferi-la para a água. O líquido aquecido é usado em domicílios e empresas, fazendo com que o local se torne independente do chuveiro elétrico, um dos maiores vilões da conta de luz.

83852cfc144dd3bdf95e8f4958bf2fe432cf1639

Modelo de uma casa com equipamentos fototérmicos. Imagem: Internet

.

Os coletores solares  são bem comuns nas cidades brasileiras, como podemos notar através das placas que vemos nos telhados.

aquecedor-solar-de-pequeno-porte

Aquecedor solar de pequeno porte. Imagem: Internet

.

Os valores para a instalação de aquecedores solares variam em decorrência do uso, qualidade do equipamento e condições de captação de luz.  A partir de 1,5 mil reais pode-se instalar o dispositivo e não usar mais chuveiro elétrico, gerando uma economia na conta de luz. É uma forma de energia tão simples que pode até ser feita de forma caseira, através de garrafas PET vazias. Veja como no site Portal Energia.

Energia solar fotovoltaica

A energia fotovoltaica é a grande aposta para o futuro da humanidade. Ela consiste na geração de energia elétrica a partir de reação químicas nos painéis.

Limpa e renovável, poderia libertar inúmeros clientes das companhias de energia. O melhor de tudo é que a energia gerada a mais pode ser negociada com a rede elétrica pública, através do relógio de luz bidirecional, gerando créditos.

Sistema-fotovoltaico-residencial

Sistema fotovoltaico residencial. Imagem: Internet

.

Como tudo na vida tem seu preço, a energia fotovoltaica ainda peca pelo seu valor relativamente elevado. Uma casa totalmente independente de energia custa a partir de 10 mil reais. E isso para um consumo de somente duas pessoas.

No site Portal Solar você simula o custo de instalação da energia fotovoltaica em sua propriedade, colocando sua cidade e o seu consumo médio, confiram. O investimento é relativamente alto, no meu caso, fiz o orçamento e meu retorno viria em 6 anos e meio. Então, cabe a cada um analisar se a tecnologia é viável economicamente.

Ranking mundial de energia Solar em 2016. Somente em 2018 o Brasil entrou entre os 20 maiores, mesmo com enorme insolação recebida. Imagem: Internet.

.

Neste vídeo podemos conferir a evolução do ranking até 2018, confiram. 

Atualmente, a energia fotovoltaica é a terceira mais utilizada no mundo no quesito renovável, atrás apenas das hidrelétricas e eólica.

Sinceramente, não sabemos se é de interesse governamental aqui no Brasil que nossa população se torne independente das empresas de energia. Digo isso pelo baixo investimento nesta matriz energética e altos impostos para importação de peças e painéis. O governo recebe parte do valor que pagamos para as concessionárias, na forma de impostos, além de ter participação acionária em algumas delas.

Segundo levantamentos, nenhuma cidade da  Alemanha, grande investidora em energia solar fotovoltaica, recebe mais radiação que a cidade brasileira com pior potencial. Mais uma vez, estamos deixando o cavalo passar arriado.

Potencial da Energia Fotovoltaica no Brasil

Comparação entre a insolação brasileira e da Europa. Observem a enorme vantagem do Brasil. Imagem: Internet

.

Energia Heliotérmica (Concentrating Solar Power)

É uma forma muito interessante de se usar a energia solar. Consiste em espelhos que concentram em um único ponto toda a radiação recebida, aquecendo brutalmente o local. Um fluído térmico passa por este receptor, é aquecido e depois utilizado para aquecer água. O vapor produzido movimenta uma turbina que aciona um gerador de eletricidade.

ue

Desenho mostrando como funciona um dos tipos de energia heliotérmica, que usa uma torre solar. Imagem: Internet

.

Desertos, com poucas nuvens e grande insolação, são os locais perfeitos para estas usinas. Além disso, essas regiões geralmente são inabitadas e sem uso econômico.

Todos os espelhos refletem a radiação solar no topo da torre. A foto é no deserto de Mojave, nos EUA. Imagem: Internet

.

Existem também as calhas parabólicas, que concentram o calor em uma tubulação por onde passa o fluído que será aquecido.

Calhas que concentram a radiação solar nas tubulações suspensas. Imagem: Internet

 

Veja outros tipos de concentração de calor no site Portal Solar.

Brasil

Nosso país, como de costume, esta atrasado nesse setor em relação aos países desenvolvidos. Ainda assim, em 2017, foi inaugurado em Pirapora a maior usina solar da América Latina, ocupando uma área de 1.500 campos de futebol. Saibam mais no site Globo/G1. 

Usina solar em Pirapora. Imagem: Foto: Carl de Souza/AFP.

.

Para este ano (2017) está prevista a construção de um sistema solar concentrador em Petrolina, Pernambuco. Será uma parceria entre a Companhia Hidro Elétrica de Pernambuco (Chesf) , a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Solar de Jülich (SIJ), da Alemanha. Saiba mais no site oficial  do governo brasileiro.

Também existem projetos para as cidades de Pirassununga (SP) e Caiçara do Rio do Vento (RN). Saibam mais no site governamental Energia Heliotérmica.

Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!

Publicado em 20.06.2017

2 comments to “168. Energia Solar”

Comments are closed.